E vai rolar a festa vai rolar, o povo do gueto mandou avisar. Vai começar a maior festa do futebol brasileiro. A bola vai rolar. Vai começar a 41a. Edição do Campeonato Brasileiro de Futebol. O maior e mais dificil campeonato de futebol do mundo, completa este ano 40 anos de vida. Já foi Nacional, Copa União, João Havelange. Hoje é o Brasileirão de Pontos Corridos.
Uma festa pra poucos convidados: América(MG), Atlético(GO), Atlético(MG), Atlético(PR), Avai, Bahia, Botafogo, Ceará, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco. A elite do futebol do Brasil.
Historicamente a vida deste quarentão, foi muito confusa, sem padronização no sistema de disputa, mudava a cada ano, assim como as regras e o número de participantes. Foi por muito tempo instrumento de manobras da própria politica brasileira. No tempo em que se chamou, Nacional existia uma máxima: "Onde a ARENA vai mal, um time no Nacional".
Hoje mais maduro, mais enxuto e com um sistema de disputa mais justo. Os pontos corridos concede ao campeão, além do título, a condição de fato e de direito, de o melhor time do Brasil, pois, jogar duas vezes com os demais e chegar à frente não é pra qualquer um.
Nesta tarde de sábado trazendo junto a esperança de milhares de geraldinos e arquibaldos, entra em campo a Pátria de Chuteiras. Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor. Do Oiapoqui ao Chuí, a bola vai rolar. 38 rodadas, 760 jogos, a sorte vai ser lançada. Feliz campeonato a todos.