segunda-feira, 30 de agosto de 2010

MARACANÃ: UM PALCO PARA ROGÉRIO CENI


Dizem que Deus escreve certo por linhas tortas. Eu acredito que os deuses do futebol, também, os fazem. Ontem no jogo dos tricolores, Fluminense e São Paulo, pela décima sétima rodada do campeonato brasileiro, o Brasil do Futebol despediu-se do Maracanã que passará por uma remodelação visando a Copa de 2014.

Claro estava que a grande motivação deste jogo, era o fato de que o técnico Muricy Ramalho e o atacante Washington, o Coração Valente, iriam enfrentar pela primeira vez o ex-clube, o São Paulo Futebol Clube. Além de Deco, a grande contratação tricolor, que seria escalado como titular.

Mas, quiseram os deuses do futebol, que o velho Maracanã, acostumado a ser palco dos shows de Garrincha, Pelé, Zico e Romário, se tornasse, em mais um epilogo de sua existência, em um palco para Rogério Ceni.

O goleiro artilheiro não fez por menos. Além de grandes defesas, marcou um gol de falta e ainda no final do jogo defendeu um pênalti cobrado exatamente pelo atacante Washington, o carrasco do São Paulo, e garantiu o empate com o Fluminense.

E mais do que esse ponto conquistado para o tricolor paulista, Rogério Ceni com certeza, fechou com "chave de ouro", mais uma etapa da vida do Velho Maraca. Com todos os méritos, o seu palco, neste domingo de despedida.

Feliz o torcedor que teve a oportunidade de vivenciar, mais um grande momento do futebol brasileiro. Feliz o Maracanã que teve em Rogério Ceni, o ultimo astro, nesta despedida. Valeu Rogério!

domingo, 29 de agosto de 2010

ACIU - UM EXEMPLO A SER SEGUIDO



(Triangulo Sport)

O Uberaba Sport Club vive um dos seus melhores momentos das últimas duas décadas. Há três anos disputa a primeira divisão do Campeonato Mineiro, sendo que, nas duas últimas edições, terminou entre os oito melhores classificado.

Em 2009 voltou ao cenário do futebol nacional, disputando a Série D do Campeonato Brasileiro, além de conquistar o título da Taça Minas Gerais.

Em 2010 disputou a Copa do Brasil. Depois de eliminar o Londrina, na primeira fase, ganhou destaque em todo o país com a partida contra o Fluminense.

Além disso, continua na briga pelo acesso à Série C. O Colorado terminou a primeira fase como o melhor do seu grupo e com o melhor ataque entre os 40 times participantes.

O presidente da Associação Comercial de Uberaba, Karim Abud Mauad, acredita que o marketing gerado, através do USC, atrai bons negócios para a cidade.

Por esta razão, o presidente do Zebu, Luiz Humberto Borges, juntamente com os demais diretores, buscarão patrocinadores efetivos para o clube dentro da Aciu .

“Eu não posso retirar recursos da entidade, mas a gente pode demandar os nossos associados para ajudar neste sentido”, revelou Karim.


Que bom seria se o Presidente da ABCZ seguisse o exemplo do Presidente da Aciu e convocasse os seus associados para também ajudar o Uberaba Sport Club. Afinal, ninguém melhor do que eles sabem tratar de um Zebu.

E vejam como é barato: O Parque Fernando Costa tem 40 pavilhões. Em cada um, são expostos gado de 5 criadores. Se cada criador contribuísse com 10 mil reais mensais. (Uma merreca pra quem está acostumado a leiloar meia novilha por 3 milhões).

O Zebu Colorado teria uma receita mensal de 2 milhões. O suficiente para resgatarmos o Estádio Boullanger Pucci. Além do mais, esta seria uma grande oportunidade para os zebuzeiros fazer pela Cidade de Uberaba, algo concreto e verdadeiro. A hora é agora. Vamos lá.

sábado, 28 de agosto de 2010

PARA ABALAR AS ESTRUTURAS

Há muito que a presença de um grande técnico tem feito falta ao Flamengo. Prá ser sincero, eu já nem me lembro qual foi o ultimo.

O momento do Flamengo exige a presença de um técnico de ponta. Alguém capaz de abalar as estruturas. Minha primeira opção seria Abel Braga. Um cara sério capaz de desenvolver na Gávea um trabalho de muito conteúdo.

Mas, a necessidade atual do Flamengo extrapola as quatro linhas. O nosso passado recente, de paginas e paginas policial, requer um treinador que além de montar um belo time terá também a obrigação de nos ajudar a trazer de novo para a mídia, o lado e o jeito rubro negro de ser.

E ninguém melhor que o Profexô. O Wanderley Luxemburgo é PhD no assunto. Ele além de abalar as estruturas, vai azeitar o tempero e esquentar a panela. Marquetagem é o seu prato predileto. E o que ninguém deve negar, o cara conhece de futebol.

Além do mais, já é passado da hora, de o carioca Wanderley Luxemburgo fazer algo para o futebol de sua terra. Sem contar a sua dívida particular, com a Nação Rubro Negra. À hora é agora, só ele será capaz de desmitificar a máxima, de que santo de casa não faz milagre. E olha que apesar de São Judas Tadeu, o Flamengo anda mesmo precisando de um milagre.

TODA SEMELHANÇA NÃO É MERA COINCIDÊNCIA


Seria cômico, se não fosse trágico. Afinal o que leva um idolo, um vencedor, um cara totalmente independente, a continuar insistindo numa carreira já encerrada? Chega ao limite do ridículo, essa insistência do Fenômeno. Dinheiro? Fama? Compromisso? Não há justificativa. Por mais que ele seja o campeão de superações, o momento atual exige outra postura. Parar é preciso.

Pelé, Rivelino, Zico e até o Romário ligaram cedo o desconfiomêtro e pararam antes do ridículo. Está passando da hora do Ronaldo fazer o mesmo. Não há Fenômeno que dê jeito naquela barriga fenomenal. Nem mesmo o Seu Boneco daria jeito.

Quem sabe com a aproximação da semana da pátria, Ronaldo imite o libertador D. Pedro, e se liberte também desse sacrificio dando o grito do Tietê: Para o bem do futebol, diga ao povo que fico. Em casa ajudando a mulher a cuidar das crianças. Nem sempre, jogar a toalha é um ato de covardia. Esse seria um ato de grandeza.

domingo, 15 de agosto de 2010

EXPLODE CORAÇÃO COLORADO!...

Com uma rodada de antecedência, o Uberaba Sport Club, o Colorado mais querido de Minas Gerais, já está classificado para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D.

O zebuzão do Triangulo Mineiro, com a goleada de ontem, no Uberabão, sobre o Rio Branco do Espírito Santo, por 6 a 1
somou 12 pontos, 4 vitorias, 17 gols pró, 6 contra, um saldo invejável de 11 gols.

O Colorado encerra a sua participação na primeira fase enfrentando no domingo, no Estádio Giulliti Coutinho, no Rio de Janeiro, o América do Romário.

Excelente a campanha dos comandados do técnico Marcos Birigui. Jogando no Uberabão, o Colorado marcou 14 gols em 3 partidas. Uma média de 4,6 gols por partida.

É grande a expectativa da torcida colorada. Se o time manter esse bom futebol apresentado até aqui, nas fases seguintes, com certeza uma das vagas para a série C será Colorada.

A boa campanha colorada é fruto do entrosamento adquirido desde a Taça Minas Gerais, Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, pois, 80% do plantel foram mantidos pela diretoria. O forte da equipe é seu meio campo comandado pelo habilidoso Rafael Ipuã, o cérebro da equipe.

Um ataque rápido, onde o grande destaque é o atacante Augusto Cesar, o cara desequilibra, com seus dribles desconcertantes, já foi apelidado pelos torcedores de Augusto Show e mais a presença do matador Andre Nascimento que volta após um período de recuperação.

No campeonato do ano passado faltou pouco para o Uberaba Sport ascender a terceira divisão do brasileiro. Ficou em sexto lugar. Este ano é muito grande a possibilidade deste sonho se tornar realidade. Falta pouco para a explosão do coração colorado.

sábado, 14 de agosto de 2010

UMA COLINA DE DINHEIRO: O CARQUEADO DA SEJEL













Trezentos mil reais, esse é quanto vai custar para o contribuinte, "O Carqueado da Sejel", que tem como único objetivo, criar uma nuvem de fumaça na incompetência do goveno do estado em cumprir uma promessa de palanque.

Ano passado, em plena eufória da escolha oficial de Manaus, como sede da copa de 2014, o governador da época prometeu uma reforma total no estádio da colina. O Estado inclusive, fechou com a diretoria do São Raimundo um contrato de comodato.

O tempo passou, o campeonato amazonense começou e terminou e nada da colina, nem mesmo o tal projeto, foi apresentado. O Vivaldão foi demolido, o campeonato brasileiro da série D em pleno andamento, e o América, o representante do Amazonas foi obrigado a mandar os seus jogos no interior.

E agora, no auge da campanha eleitoral o governo, atraves da sejel, vem a público lançar a "genial" idéia de destinar trezentos mil reais para uma reforma paliativa do estádio da Colina. O mais incrível de tudo é que esse dinheiro é muito e ao mesmo tempo pouco.

Muito para um gasto desnecessário, pois, a tendência é que o estádio venha a ser demolido para a construção de um centro de treinamento para a copa. Pouco para a reforma necessária a tornar o estádio apto a ser desinterditado pelo ministério público.

Um erro não justifica o outro. No atual estágio do nosso futebol, qual é a diferença em se mandar os jogos do campeonato amazonense de 2011, no interior? Reformar a colina para a disputa desse campeonato, jamais deve ser justificativa para o gasto de trezentos mil reais. Esse carqueado governamental não procede.


segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A ATUAL CARA DO FLAMENGO

Desfigurada, está é a atual cara do Flamengo. Se não bastasse às presenças de dois ilustres desconhecidos: Val Baiano e o colombiano Borja, o torcedor rubro negro ainda teve de agüentar a estapafúrdia camisa amarela e azul.

Quatro jogos sem vencer, três sem se quer marcar um único gol, este é o Flamengo do pós copa. Décimo colocado venceu apenas quatro vezes, empatou cinco e perdeu quatro.

O Agosto do time rubro negro será completado com Ceará, Atlético (PR), Atlético(MG) e Guarani. No desespero de mudar esta situação, os novos contratados Renato e Leandro Amaral estão sendo preparados, para estrearem no jogo contra o Ceará.

A luz amarela já acendeu, somente quatro pontos separam o Flamengo com 17 pontos do Goiás, o primeiro da zona da degola com 13 pontos. É hora de arrumar a casa, pois, o tempo é suficiente para ser rebaixado. E ai não só a camisa será amarela, como também a cara do torcedor rubro negro.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

E SE O "SE" GANHAR O JOGO?

É normal ouvir nas rodas de botequins, naqueles papos de torcedores, entre uma cerveja e outra o seguinte: E se o Vitória ganhar? Ai a resposta é imediata: O "se" não ganha jogo.

Aproveitando a deixa, o momento, e tudo que vem acontecendo, há anos, com a molecada da vila. Eu pergunto: E se o "se"ganhar o jogo?

Antes de acharmos os verdadeiros culpados vamos relembrar alguns episódios que com certeza, já caíram no esquecimento do torcedor. Alguém se lembra das molecagens de Robinho e Diego nos vestiários da seleção eliminada no pré-olímpico do Chile, pelo Paraguai?

Vejam que a molecagem praiana já tem tempo, assim como tem a passação de mão na cabeça, pela diretoria do peixe. O pré-olímpico a que me referi, foi em 2004, ou seja, há seis anos atrás.

O tempo passou, o Santos colheu uma nova safra de bons jogadores e nada mudou quanto ao tratamento e preparação dos novos valores, nas categorias de base dos clubes brasileiros. Ainda hoje a garotada deixa as fraudas pensando única e exclusivamente nos dólares e nos euros dos clubes europeus.

A maioria oriundos das classes miseráveis deste país, sem nenhum preparo para a vida, ainda são incentivados e manipulados pela ganância dos empresários, sedentos por dinheiro.

Não é normal a seqüência de molecagem que vem acontecendo na Vila Belmiro. Primeiro o Ganso, numa desobediência explícita, ao vivo e a cores, se rebela contra a determinação de seu treinador e se recusa a deixar o campo de jogo na decisão do título paulista contra o Santo André.

E para piorar a situação, o próprio treinador, na coletiva de Imprensa, naquela característica passação de mão na cabeça, tenta justificar o injustificável dizendo que o que houve foi um mal entendido. Naquele momento, Dorival Jr. passou a ser refém de seus comandados.

O Santos sagrou-se campeão paulista, e nós sabemos como. E a rotina praiana continuou célere. Veio o episódio da casa de caridade; a bebedeira dos quatro ases; o celular, o taco e o carro no confronto Robinho x Wesley; o pênalti cobrado por Neimar numa decisão de Copa do Brasil. O passaporte para a Libertadores. E por último a "twitada" na concentração.

A direção do Santos Futebol Clube passa a impressão, de que tudo isso é normal, pois, nenhum corretivo, foi imposto aos moleques da vila. O incrível de tudo é que o comando santista tem o apoio de grande parte da imprensa esportiva e da torcida.

Agora veremos o que vai acontecer, se o castigo vier a cavalo, e o "se" ganhar o jogo. Em condições normais de pressão e temperatura, poucos são os que acreditam nessa possibilidade, mas, o bom do futebol, é que ele é imprevisível e tudo pode acontecer. Inclusive o Vitória ganhar o jogo, e se tornar o Campeão da Copa do Brasil. Veremos.