sábado, 23 de outubro de 2010

PELÉ E O MANTO SAGRADO



O mundo esportivo comemora hoje, o aniversário do Atleta do Século: PELÉ, o Rei do Futebol. A minha homenagem será relembrando um dos momentos marcantes de Pelé. O dia em que o rei se curvou diante da nação rubro negra, e vestiu o Manto Sagrado.

O rei do futebol, aos 39 anos, depois de ter abandonado a carreira, jogou pelo Flamengo ao lado de Zico, ídolo maior da imensa nação rubro-negra, formando uma dupla de sonhos.

Este jogo histórico foi contra o Atlético Mineiro, no Maracanã, no dia 6 de abril de 1979, numa partida que teve 140 mil assistentes e renda revertida para as vítimas das enchentes ocorridas em Minas Gerais naquele ano.

Pelé atuou nos 45 minutos iniciais e depois foi substituido por Luizinho. Não fez gol, mas, em duas jogadas, efetuou tabelinhas sensacionais com Zico, relembrando a antiga dupla Pelé x Coutinho.

O Flamengo, que começava a montar o time que dominaria o futebol brasileiro pelos próximos cinco anos, venceu o Atlético, que também tinha uma grande equipe, por 5 x 1, após empate de 1 x 1 no primeiro tempo.

Os gols do Flamengo foram marcados por Zico (3), Luizinho e Cláudio Adão. O gol do Galo foi de Marcelo.

O Flamengo jogou com Cantarele - Toninho - Rondinelli (Nelson) - Manguito e Junior - Andrade - Carpegiani (Ramirez) e Zico (Cláudio Adão) - Tita - Pelé (Luizinho) e Julio Cesar (Reinaldo).

O Galo atuou com João Leite - Alves - Osmar - Luizinho e Hilton Brunis - Cerezo - Marcelo (Carlinhos) e Paulo Isidoro - Serginho (Pedrinho) - Dario e Ziza (Vilmar).

Este jogo, certamente, entrou para a história do futebol brasileiro, pois foi a única partida, em que o maior jogador do mundo vestiu a camisa do time de maior torcida do mundo.

Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, atuou, profissionalmente, em apenas duas equipes, além das seleções, brasileiras e regionais.

Estes times foram o Santos, de 1956 a 1974, e o Cosmos, nos Estados Unidos, de 1975 a 1977, onde encerrou sua brilhante trajetória, após ser contratado para popularizar o futebol naquele país.

Marcou, ao longo de sua carreira, 1281 gols, em 1375 jogos, com a incrível marca de 0,93 gol por partida disputada (quase um gol por jogo).

Em 1957, no início de carreira, chegou a atuar pelo Vasco da Gama, num combinado do time carioca e o Santos, durante um torneio internacional


PARABÉNS PELÉ, PELOS 70 ANOS DE VIDA.

0 comentários:

Postar um comentário