quinta-feira, 27 de maio de 2010

ENFIM, A ÁFRICA!

Ufa! Chegamos. Chegou o general da banda ê, ê. Chegou o general da banda ê, a. Com o status de líder do ranking da FIFA com 1.611 pontos, a nossa seleção já se faz presente em solo africano. É bom lembrar que esse status não garante ao selecionado de Dunga o título de campeão mundial.

Mesmo por que, desde 1993 em que a entidade máxima do futebol criou sua lista de melhores seleções do mundo, nunca um país que esteve na liderança no último ranking antes da copa ganhou a competição. A posição de liderança, historicamente, não traz sorte a nossa seleção.

Em 2006 chegamos à Alemanha na ponta da lista e fomos eliminados, nas quartas de finais. Na Ásia o Brasil foi penta e não era o primeiro da lista, era o segundo. O tetra conquistado em solo americano veio numa colocação de terceiro lugar na lista. O primeiro era a Alemanha.

Percebe-se então, que o status de líder do ranking da FIFA, configura-se como um tabu, para quem quer ganhar uma Copa. Assim como é um tabu, uma seleção brasileira sair do Brasil com crédito, também, nunca ganhou uma copa. E essa até que tem crédito. Como um dia todo tabu cai. Assim é a história. Esses também estão com os dias contados.

E quem nos últimos três anos e oito meses, tem quebrado alguns tabus? Dunga e seus fiéis convocados. Foi assim naquele jogo contra o Uruguai na eliminatória o ano passado. 33 anos depois, o Brasil de Dunga vencia de novo no velho estádio Centenário.

Ou ainda no jogo da classificação para a copa. Neste, especificamente três tabus foram quebrados. Pela primeira vez o Brasil classificava para uma copa do mundo com três rodadas de antecipação. Há 14 anos o Brasil não vencia a Argentina em seus domínios. E neste jogo a Argentina não perdia em Rosário há 34 anos.

O histórico de Dunga com relação aos tabus é favorável. Mas, o que também não vai garantir o título. A conquista de uma Copa do Mundo se dá pelo somatório de vários fatores, inclusive sorte. Então que o Brasil tenha bastante sorte. E ao deixar o solo africano que traga na bagagem o HEXA CAMPEONATO.

0 comentários:

Postar um comentário