sexta-feira, 30 de julho de 2010

UM CLÁSSICO DOMINGO DE CLÁSSICOS


Pela primeira vez na era dos pontos corridos, a tabela do campeonato brasileiro apresenta os quatro maiores clássicos do futebol brasileiro. Em recente pesquisa sobre os principais classicos do nosso futebol. O torcedor elegeu exatamente esses, que acontecem na 12a. rodada, neste domingo, como os maiores do Brasil.

Em primeiro Palmeiras x Corinthians, com 14.460 pontos. Em segundo, Gremio x Internacional com 13.190 pontos. Em terceiro Flamengo x Vasco com 12.000 pontos e em quarto lugar, Cruzeiro x Atlético, com 10.410 pontos.

ATLÉTICO X CRUZEIRO - O Galo contra a Raposa

Esses dois clubes mineiros são os que mais se identificam com os seus mascotes. Por isso,esse grande clássico das alterosas, também é chamado de Galo contra a Raposa. Pelo campeonato brasileiro, este duelo já aconteceu 45 vezes. O galo vingador leva a vantagem.

O Atlético venceu 16 vezes, o Cruzeiro 14 vezes e houve 15 empates. O primeiro confronto da história do brasileirão aconteceu em 10 de outubro de 1971, o jogo terminou empatado 1 a 1. O último deu Cruzeiro, 1 a 0 em 12 de outubro de 2009.

O Atlético detém a honra de ter sido o primeiro campeão brasileiro, em 1971. Assim como a de ter sido rebaixado em 2004. Enquanto o Cruzeiro é o primeiro campeão brasileiro dos pontos corridos. O confronto de domingo será o primeiro em campeonato brasileiro a ser realizado fora do Mineirão.

O jogo será realizado na Arena do Jacaré em Sete Lagoas e terá como curiosidade a presença só dos torcedores atleticanos. No segundo turno inverte a vantagem, só terão cruzeirenses

FLAMENGO X VASCO - O Clássico dos Milhões

Flamengo e Vasco realizam, um dos clássicos de maior rivalidade no Brasil. O clássico dos milhões. É dos clássicos o que envolve maior numero de torcedores no país, com uma estimativa de 59 milhões de torcedores.

O primeiro duelo entre ambos, pelo campeonato brasileiro aconteceu em 3 de outubro de 1971 e terminou 0 a 0. O ultimo aconteceu em 18 de outubro de 2008 e o Flamengo venceu por 1 a 0. Infelizmente em 2009 o torcedor ficou privado do clássico no brasileirão, já que o Vasco neste ano resolveu dar uma voltinha na segundona.

De 1971 a 2008, Vasco e Flamengo se enfrentaram em 42 jogos pelo brasileirão estão exatamente iguais. O Vasco venceu 15, o Flamengo 15 e empataram 12 vezes. O jogo de domingo além de poder ser o desempate será também o primeiro depois da volta do Vasco à série A.

PALMEIRAS X CORINTHIANS - O Derby Paulista

O clássico batizado pelo jornalista Thomaz Mazzoni, em referencia a mais importante corrida de cavalos do mundo, o Derby de Epsom, teve o seu inicio em campeonatos brasileiros, no dia 15 de agosto de 1971 e terminou em, zero a zero. O ultimo confronto se deu em primeiro de novembro de 2009 e novo empate, agora 2 a 2.

No cômputo geral dos confrontos o Corinthians leva vantagem, mas, quando a história é campeonato brasileiro a vantagem é palmeirense. Em 35 jogos o Palmeiras venceu 12 vezes, o Corinthians 10 vezes e houve 13 empates.

Na era dos pontos corridos, Corinthians e Palmeiras já ficaram fora do campeonato. O Palmeiras não disputou o primeiro em 2003 e o Corinthians rebaixado em 2007 não disputou o do ano seguinte.

Entre os quatro maiores clássicos do futebol brasileiro, Palmeiras e Corinthians foi único numa decisão de um brasileiro. O fato aconteceu no campeonato de 1994 vencido pelo Palmeiras da Parmalat.

GRÊMIO X INTERNACIONAL - O Grenal

A expressão Grenal surgiu em 1926, pela necessidade do jornalista e gremista Ivo dos Santos Martins abreviar a escrita. O confronto é mais velho, mesmo,sem a denominação grenal, Grêmio e Internacional já se enfrentam desde 1909, pelos campos gaúchos.

O primeiro grenal do brasileirão aconteceu em 17 de outubro de 1971, e o último em 25 de outubro de 2009. Ambos foram vencidos pelo Internacional, por 1 a 0. No confronto geral os gremistas levam vantagem.

Em 42 partidas realizadas pelo brasileirão, o Grêmio venceu 17, o Internacional 15 e houve 10 empates. Na era dos pontos corridos, o ano de 2005 ficou sem o clássico, pois, o Grêmio estava na segunda divisão.

A verdade é que esta 12a. rodada do Brasileirão 2010, está sendo aguardada com bastante expectativa, pois, a presença dos quatro grandes clássicos, incorpora a ela, o peso de 25 títulos brasileiros.

Flamengo x Vasco, 10 títulos; Palmeiras x Corinthians, 8 títulos, Grêmio x Internacional, 5 títulos; Cruzeiro x Atlético, 2 títulos. Tudo leva a crer, que teremos um clássico domingo de clássicos. O bom é que no segundo turno tem mais.

terça-feira, 27 de julho de 2010

EU SOU O ABUTRE DA VEZ

Como eu prévia no post: Já tem abutres de Tocaia, os ataques dos velhos abutres não demoraram. Eu sou o abutre da vez. E infelizmente já vou dar as minhas bicadas de rapina, apesar de não ser da crônica esportiva.

Mano divulgou ontem uma lista de convocados, que particularmente eu acho que não é a sua. Pra mim esta lista já estava pronta.

Um simples fato me leva a essa conclusão: Mano era técnico do Corinthians e lá o titular e badalado até para a seleção que foi a copa, era o Elias. Na lista apareceu o reserva Jucilei.

Como diz, Silvio Luiz: "O quê é que eu vou dizer lá em casa?" Como explicar essa situação? O técnico não convocou para a seleção, o titular que ele escalava no clube. Convocou o reserva. E aí? Entenderam-me?

Conclusão: Já estou com saudades do Dunga. Ele era coerente o Mano não é. Mas, se o Mano for coerente, a lista não foi ele que fez. Então a dedução é lógica: Mano é um teleguiado. Um fantoche do seu Teixeira.

E tem mais, se você pensar em Éderson, o Mano renovou tanto que eu acho que nem ele, em sã consciência seria capaz de lembrar o nome deste jogador. Agora quando se pensa em Robinho, Daniel Alves, Pato, André Santos fica a pergunta: Que renovação é essa? De novo pecou pela falta de coerência, ou ainda pela manipulação do presidente da CBF.

Agora o que ficou muito evidente na apresentação do Mano e da lista, foi ainda a cede de sangue dos verdadeiros abutres que premeditadamente ao mesmo tempo em que babavam ovo para o Mano, ainda atacavam o Dunga. O que me faz acreditar no super poder do Teixeirão que de maneira sutil manipula também os abutres da crônica esportiva.




QUE VA, O ARTUR E QUE VENHA O ZICO

Contrariando uma máxima que diz: "Time que tá ganhando, a gente não mexe". Eu para prevenir já proponho que se mexa.

Estou sentindo que os primeiros lances, nos primeiros minutos do jogo, o Artur não está correspondendo com a expectativa.

O discurso está maior que as atitudes. Responsabilizar a administração passada pela falta de atacante e não ser capaz de resolver o problema, é o mesmo que jogar o lixo para debaixo do tapete.

A contratação de um atacante com o histórico de Leandro Amaral, com os seus mais de 30 anos. A troca de seis por meia dúzia, Kleberson por Gilberto Silva. São sinais evidentes de que, pelo andar da carruagem o Artur tá precisando ser substituído.

E minha propositura é: Que vá o Artur e que venha o Zico. Urgente! Com isso vamos matar vários coelhos com uma cajadada só. Aproveitamos que o nosso ataque não faz gols, pois não temos atacantes, trazemos o Zico, metemos de novo a 10 nele e o nosso problema será resolvido. Velho por velho, entre Zico, Leandro Amaral e Gilberto Silva, eu ainda sou mais Zico. Que venha o Zico!

A VERDADEIRA INAUGURAÇÃO

Após quatro anos do término da obra, somente agora, a Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira será inaugurada. Digo somente agora, pois, durante esse longo tempo, essa maravilha que custou uma nota aos cofres públicos, além de custar também, muito suor, inclusive o meu, em sua construção, foi utilizada para eventos totalmente contrários a sua verdadeira destinação.

Por mais que uma arena tenha uma destinação mais abrangente, a parte esportiva deve ser sempre. o carro chefe. O que não foi o caso aqui, onde o esporte foi preterido pelas feiras de automóveis, encontros religiosos, formaturas militares, shows musicais, inscrições para concursos, e até velório.

Enfim, a Secretaria Estadual de Esportes vai inaugurá-la, com um grande evento esportivo, cercado de muita badalação. Coincidência ou não, o período eleitoreiro é muito propício a esse tipo de espetáculo. Vem ai Falcão e a Seleção Brasileira de Futsal para enfrentar os nossos "hermanos argentinos". O jogo vai acontecer no dia 22 de agosto e terá a transmissão ao vivo do Esporte Espetacular.

Tomara que este espetáculo possa alcançar, não só os objetivos políticos, mas, como também e acima de tudo, os objetivos esportivos, pois, só assim Manaus passará a ter verdadeiramente uma Arena Poliesportiva, pronta a sediar os grandes eventos do esporte nacional.

domingo, 25 de julho de 2010

BERNARDINHO: O SENHOR VOLEIBOL



Bernardinho jogou voleibol de 1979 até 1986, defendendo times do Rio de Janeiro. Em 1988 parou de jogar e começou a carreira de treinador como assistente técnico de Bebeto de Freitas, nas Olimpíadas de Seul. Dois anos depois, treinou a equipe feminina do Peruggia, na Itália, onde ficou até 1992.

No ano seguinte, dirigiu a equipe masculina do Modena. Em seguida, Bernardinho retornou ao Brasil e, em 1994, assumiu o comando da seleção feminina brasileira adulta, até 2000. E desde 2001, é o técnico da seleção brasileira masculina de vôlei. Bernardinho é o técnico de voleibol que mais ganhou títulos em todo o mundo.

Como técnico da seleção brasileira feminina, ele
foi:

- Medalha de Ouro no Gran Prix em 94 e 98.
- Campeão Sul-americano de 98.
- Medalha de Ouro no Pan-americano de Winnipeg em 99.

Como técnico da seleção brasileira masculina, ele foi:

- Campeão Sul-americano de 2001 e 2003.
- Campeão Mundial em 2002 e 2006.
- Campeão da Copa do Mundo de vôlei em 2003 e 2007.
- Medalha de Ouro nas Olimpiadas de Atenas, em 2004.
- Medalha de Ouro no Pan-americano do Rio, em 2007.

E hoje, pela nona vez em dez finais disputadas, sendo oito consecutivas, só perdeu em 2002. Bernardinho acaba de conquistar na Argentina, a Liga Mundial de Vôlei. O Senhor Voleibol é há muito tempo o desportista brasileiro, mais vencedor em todos os tempos. Infelizmente e por ironia do destino ele escolheu o voleibol e não o futebol. Parabéns Bernardinho!




NOTA: Olha eu de novo saindo do assunto, mas, o momento é de alegria e espero novamente a compreensão dos meus seguidores.

JÁ TEM ABUTRES DE TOCAIA

Assim como o próprio Mano declarou em entrevista recente, que sua carreira tem se desenvolvido de uma maneira muito rápida. Em apenas 13 anos de futebol, ele já é o técnico da seleção brasileira.

Os ataques dos velhos abutres da crônica esportiva, não vão demorar muito. Na próxima e rápida segunda feira, o novo treinador vai divulgar a sua primeira lista de convocados.

Em menos de 72 horas, Mano Menezes, diferente do que sentia nos tempos de Corinthians, vai sentir na pele, os bicos das aves de rapina do jornalismo esportivo brasileiro, dilacerando a sua carne.

Neste meio, não há exceção. Quem ali estiver não conseguirá escapar das críticas, na maioria maldosa e muito pouco construtivas. É muito grande o jogo de interesses que permeiam hoje o mundo esportivo.

E principalmente os interesses das grandes redes de comunicação, e aliados a esses existem ainda os interesses individuais, pois, são poucos os jornalistas que hoje se abstém da condição de marqueteiros de plantão.

Mano é hoje a carne mais fresca no mercado. Sua conduta à frente do selecionado brasileiro, vai determinar o grau de avidez no desejo carnívoro, dos abutres famintos, pelos deslizes do mais novo churrasco gaucho.

UMA VERGONHA A 300 KM POR HORA


Há muito que o círculo da formula - 1 abandonou os conceitos esportivos do Barão Pierre de Coubertant. O que aconteceu hoje no grande prêmio da Alemanha é mais do que normal, num meio onde os cifrões prevalecem acima de qualquer máxima esportiva.

Diferente do que foi um Fittipaldi, um Mansell, um Prost, um Airton Senna. Os alonsos, os massas, os schummakers e os barrichellos da vida, são meros joguetes na saga mercantilista dos grandes patrocinadores.

Infelizmente essa é um tendência de todos os esportes. O futebol num futuro muito próximo, também vai entrar na mesma sintonia da vergonha escancarada dos grandes premios de formula-1. É questão de tempo. É só esperar pra ver.




NOTA: Influenciado pelo ocorrido, o blogueiro deu uma escapada rápida pra fora do assunto central. O Futebol. Que os meus seguidores possam entender. Obrigado!

sábado, 24 de julho de 2010

BAH TCHE! MANO A CUIA DA VEZ

Com a recusa do paulista Muricy Ramalho, o gaucho Mano Menezes assumiu o segundo cargo mais importante no território brasileiro. Técnico da seleção brasileira de futebol. Mano será o décimo técnico gaucho a comandar a seleção.

A história dos técnicos gaúchos na seleção começou com Osvaldo Brandão, que esteve a frente da seleção entre 1955 e 1957 retornou em 1975 e encerrou o seu ciclo de 39 partidas, em 1977. Em 1956 José Francisco Duarte Jr. o Teté comandou a seleção por 5 jogos.

Em 1957, Silvio Pirillo em 4 partidas. Em 1960, Oswaldo Azzarini Rolla, o Foguinho em 6 partidas. Em 1966 Carlos Froner 2 partidas.

João Saldanha de 1969 a 1970 comandou as Feras do Saldanha em 17 partidas. De 1977 a 1979 o Capitão Claudio Coutinho, o primeiro gaucho a comandar a Seleção em Copas do Mundo esteve à frente do selecionado brasileiro, 45 partidas.

Na virada do século, Luiz Felipe Scolari, o Felipão assumiu a seleção brasileira e se tornou o primeiro técnico gaucho a vencer uma Copa do Mundo. Felipão esteve à frente da seleção entre 2001 e 2002, com 26 partidas realizadas.

O último dos moicanos e o recordista dos técnicos gaúchos é Dunga, que comandou a seleção de 2006 a 2010, com 54 partidas realizadas. Encerrou a era da coerência dunguista com a eliminação nas quartas de finais da Copa da África.

A dinastia gaucha prossegue agora com a escolha de Mano Menezes, pela CBF, para comandar o projeto Brasil-2014. Pode-se considerar que Mano Menezes está entre os dois últimos gaúchos que comandaram a seleção. O seu currículo não é tão fraco como era o de Dunga quando assumiu e nem tão forte quanto ao de Felipão.

Mano já começa a sua árdua missão, agora no amistoso nos Estados Unidos. O resultado que mais vai interessar neste inicio de trabalho, será com certeza a capacidade de renovação que ele terá nesta sua longa caminhada até a Copa de 2014. Boa sorte Mano!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

GOLPE DE MESTRE



Seria muita ingenuidade, alguém acreditar que um dirigente maquiavélico, como o Ricardo Teixeira, não estaria preparado para o NÃO do Muricy. Com certeza o Mano, o plano B, já estava no bolso do colete. E tem mais, prá mim o Muricy foi apenas um pretexto, para o convite ao Mano Menezes.

Com certeza o Teixeirão já sabia de antemão que o Muricy não aceitaria o convite. Com isto o convite ao Mano deixa de transparecer que houve com o outro maquiavélico, Andres Sanchez, uma negociação antecipada quando da escolha do mesmo para chefe da delegação brasileira na Copa da África.

Para a opinião pública vai ficar a idéia de que o Mano só se tornou técnico da seleção pela recusa do Muricy. O que não é uma verdade verdadeira. Tudo já estava arquitetado na cabeça do Teixeira. Um verdadeiro Golpe de Mestre.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

HÁ OUTRO ZEBU PURO SANGUE VINDO AI


Com certeza o objetivo maior de todos, era o acesso à série C. Ele não veio, mas, fica o consolo de que o trabalho realizado, não foi em vão. Temos convicção que esta semente, sem bem adubada, vai gerar bons frutos no futuro. VALEU COLORADO!

A hora não é de recomeçar, e sim de dar seqüência a todo bom trabalho desenvolvido até aqui. Pensar em recomeço seria declarar que tudo que foi feito, de nada prestou. E esta não é a verdade dos fatos.

Houve erros? Claro que houve, mas, é inegável que o percentual de acerto foi maior. Tanto é que os resultados alcançados foram bem maiores do que a expectativa inicial.

Fácil não será, assim como não foi chegar ate aqui. As dificuldades continuam e não são poucas. Mas, não se pode jogar pela janela, os avanços obtidos e nem tão pouco as conquistas.

A hora é de unidade, de apoio, e até de criticas construtivas que possam contribuir o mínimo que seja, na busca de soluções dos problemas. A semente foi plantada, em breve haveremos de começar a colheita. Sigamos em Frente.

Parte do texto acima foi escrita logo após a eliminação da série D do ano passado, e parte foi escrita agora logo após o jogo com Fluminense pela Copa do Brasil. Resolvi repetir agora, pois representam "in tótum" o momento em que vive o colorado.

Fazendo uma analogia com a grande riqueza uberabense, o Zebu, eu digo: HA OUTRO ZEBU PURO SANGUE VINDO AI. Podem esperar! E eu digo isso, não é porque o Birigui é um zebuzeiro inveterado, pois todos nós sabemos que não é.

Digo, porque o Birigui é na verdade é um grande técnico. Fez esta fazendo e vai fazer um grande trabalho à frente do colorado.

Digo, porque a diretoria do Uberaba Sport Club, tendo a frente o visionário Ernani Nogueira, conseguiu aglutinar e manter grande parte de uma base de jogadores que jogam juntos há algum tempo. Manteve o Birigui no comando.

Trouxeram de volta o bom e competente Erick Moura. Além de comporem os demais cargos da comissão técnica, com profissionais comprometidos, como é o caso do Gasolina. E mais ainda fizeram boas contratações para completar o elenco colorado.

Ou seja: A diretoria colorada nada mais fez, do que dar seqüência ao bom trabalho iniciado La atrás. Uma boa semente bem adubada só pode dar bons frutos. O jogo de estréia na série D-2010, contra o América do Rio, nos fortalece essa expectativa.

Uma vitória maiúscula. Um verdadeiro cartão de apresentação. Essa vitória além de coroar o longo e bom trabalho realizado até aqui, nos dá, mesmo sendo a primeira rodada, a certeza de que o Colorado é sim, candidato a uma das vagas para a série C. Sigamos em frente!

sábado, 17 de julho de 2010

A BOLA VAI ROLAR NA SÉRIE D - 2010

Começa a corrida para os primos pobres do futebol brasileiro. 40 clubes iniciam neste sabado uma caminhada árdua, em que no final somente quatro equipes abandonarão o ostracismo e galgarão a terceira divisão.

De norte a sul, o futebol vai movimentar milhões de torcedores, que sonham um dia ver o clube de sua cidade, na elite do futebol brasileiro.

No Amazonas, o América na condição de campeão estadual vai representar o futebol baré. Na realidade a representação americana não passará de uma mera participação, pois, o time de Amadeu Teixeira não tem nenhuma chance, inclusive de passar para a segunda fase.

Sem dinheiro, sem planejamento o América será só mais um clube amazonense a fazer o papel de figurante num campeonato a nível nacional. O futebol do Amazonas, ainda, está muito longe, devido à desorganização, de pensar em conquistas.

Já o Uberaba Sport Club, o aniversariante da semana, completou dia 15 noventa e três anos de fundação. O Colorado do Bairro Mercês, apesar de estar num grupo forte, tem muita chance de alcançar as fases subseqüentes do campeonato. Oxalá uma vaga entre os quatro classificados para a série C.

O Uberaba, além de manter a maioria dos atletas que disputaram o campeonato mineiro, ainda, num trabalho muito bom do Ernani, contratou algumas peças importantes e vai sim ser um dos fortes concorrentes à classificação.

SÃO JUDAS TADEU UM CRAQUE RUBRO NEGRO

Ter como missão as causas impossíveis, nuca foi para São Judas uma missão impossível. Difícil mesmo é ser padroeiro do Clube de Regatas Flamengo.

Na Gávea, o que não falta são causas impossíveis para ser defendidas. O pior é que, quando o impossível é conquistado, o feito do bom santo, ainda, não é reconhecido.

Assim foi a conquista do ultimo campeonato brasileiro, em que muitos insistem em creditar a um falso imperador, a autoria do grande feito.

Mas, como ainda sou um rubro negro de fé continuo acreditando, na força e na fidelidade do nosso padroeiro, e por isso mesmo vou rogar a ele, que mais uma vez interceda a nosso favor.

Tire da cabeça da presidente, a vontade de montar no Flamengo, um circo. A nadadora anda obcecada pela idéia da contratação, de um tal gaucho, que anda lá pelas bandas de Milão fazendo malabarismo. Não dá mais para continuar pintando o nariz de vermelho.

Faça, meu santo, com que ela enxergue no Artur Antunes Coimbra, não só o atual executivo do futebol rubro negro. Mas, como também, o Zico, o maior fruto colhido na lavoura de craques, que o Flamengo do passado plantava na Gávea: "CRAQUE O FLAMENGO FAZIA EM CASA".

A grana que vai ser gasta, com esta idéia ABSURDA, dá para recomeçar um novo e grande plantio. Compram-se boas sementes, contratam-se bons técnicos, prepara-se o melhor terreno, monta-se uma grande estrutura e não haverá sol ou chuva que impedirá uma grande colheita.

Num futuro muito breve, os silos rubros negros, novamente, estarão transbordando, se não de craques, mas, com certeza de grandes jogadores. Que acima de tudo terão em suas genéticas, a mística do manto sagrado.

Em nome da Nação, eu novamente te imploro, demova a presidente dessa idéia. Que tal São Judas, encaminhar esse gaucho lá para São Januário? Quem sabe lá ele possa jogar alguma coisa? E é lá que andam precisando de milagre. Amém!

domingo, 11 de julho de 2010

A FÚRIA E A LARANJA


Por mais que o polvo palpiteiro se aliasse aos deuses do futebol, a final da Copa de Mandela poderia ser melhor do que esta que vai acontecer a daqui algumas horas. Uma final inédita, para uma copa inédita.

Espanha e Holanda chegam ao Soccer City em igualdade de condições, para a disputa do mais cobiçado troféu do futebol mundial. Não há favorito. A duas seleções tiveram durante o mundial um desempenho muito semelhante. O que difere uma da outra são as histórias de cada uma, na Copa do Mundo.

Enquanto a Espanha nunca chegou como agora a uma final, a Holanda vai completar a sua terceira. Nas duas oportunidades anteriores, o desafio holandês, diferente de agora, foi exatamente contra os donos da casa.

Na Copa de 74, no advento do carrossel holandês, a laranja mecânica foi derrotada pela anfitriã a Alemanha. Quatro anos depois, em 78, a Holanda repete o vice campeonato ao ser derrotada pela a Argentina.

Esta conquista vai representar para a vencedora, o direito de integração ao pequeno rol das seleções campeãs do mundo. Um título inédito que vai, pelo menos, nos próximos quatro anos, deixar espanhóis ou holandeses na crista da onda.

Independente de quem vencerá, o mundo futebolístico está cercado de grande expectativa com relação ao jogo de hoje a tarde. Todos aguardando que essa partida possa ser o fechamento de ouro de uma copa de poucos grandes jogos.

O passado e o presente das duas seleções em termos de grandes jogadores nos dão uma certeza de que realmente esta final será empolgante. Quem sabe será um jogo em que Sneijder, Robeen, Iniesta e Xavi resolvem homenagear Cruyff, Van Basten, Di Stefáno e Puskas? Que vença o melhor.

sábado, 10 de julho de 2010

VAI SER DADA A NOVA LARGADA

A Copa esta acabando, o safety car se prepara para sair da pista, vai ser dada a nova largada, a bola vai voltar a rolar no campeonato brasileiro.

A bandeira amarela perdurou por exatamente 40 dias. É hora de saber quem é que aproveitou bem o pit stop. Muitos estarão de pneus novos, varias contratações foram realizadas.

31 voltas para o final da corrida. Há bastante tempo para que os retardatários possam galgar melhores posições. Os pole position atuais não garantem o pódio no final.

A 8a. Rodada já traz no seu bojo dois clássicos regionais, no Rio, Flamengo e Botafogo fazem um duelo onde o Loco Abreu é a grande atração, pois, dos jogadores que atuam no Brasil é o único que ficou entre as quatro melhores seleções do mundo.

Em São Paulo, a garotada do Santos enfrenta o Palmeiras que reestréia o gladiador Kleber e aguarda com ansiedade a apresentação de Felipão, o novo comandante palestrino.

Só há uma certeza neste recomeço de campeonato, muita bola vai rolar. Não dá para destacar, ainda, quem é quem. Corinthians e Ceará foram os melhores antes da pausa.

Agora qualquer afirmativa a respeito, é querer bancar o polvo palpiteiro, pois na verdade, o pós ressaca vai nos proporcionar o começo de um novo campeonato.

Mas, é lógico que times como o próprio Corinthians, Cruzeiro, São Paulo, Internacional, Grêmio, Fluminense, Santos, Flamengo, Palmeiras, são candidatos às quatro primeiras vagas.

Só os deuses do futebol sabem o que nos reserva um campeonato, que muito mais que o titulo será também motivado pela grande expectativa da renovação da seleção brasileira.

Jogadores e técnicos sabem que esta será a primeira oportunidade real para mostrarem as suas qualidades, na reivindicação de uma vaga, na nova seleção. Por tudo isso, eu pré vejo um grande campeonato.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

DE VOLTA AO NOSSO CARDÁPIO: ARROZ COM FEIJÃO

Mesmo ainda sem conhecer o campeão da Copa da África, aqui no Brasil já estamos de volta à nossa velha rotina. Feijão com arroz é o prato que rola. As noticias da Copa já são diminutas nas páginas dos jornais. A enquete de quem será o novo técnico da seleção brasileira dominam a opinião pública.

A manchete de quem fica e quem sai dos clubes, monopolizam a atenção dos torcedores. A coerência de Dunga já não alcança a segunda página. Enfim estamos de volta ao nosso mundinho. E nele nada de novo, tudo como antes na casa de Abrantes.

Aqui em Manaus, de novo só o Nacional Fast Club que ficou mais velho nesta data. O clube completa hoje 80 anos de vida. Fundado em 08/07/1930 à partir de uma dissidência dentro do Nacional Futebol Club. Por isso, o clássico entre ambos, é chamado de Pai e Filho.

O América, único representante amazonense num campeonato brasileiro, vai disputar a série D, ainda não conseguiu apresentar toda a documentação para liberação e aprovacão pela CBF do Estádio Francisco Garcia, onde vai mandar os jogos.

E por falar em estádio, o Peñarol Atlético Clube o campeão amazonense de 2010, assim como o São Raimundo acaba de cair no conto da carochinha. É mais um, nas promessas vazias do governo do estado.

O atual governador prometeu reformar o estádio Floro de Mendonça na cidade de Itacoatiara, cujo valor gira em torno de um milhão de reais.

O problema é que neste periodo de campanha estão proibidos os convênios entre governo e prefeituras, o que so poderá ocorrer apos as eleições, ou seja, o ano que vem.

Com isso o nosso representante na série D e na Copa do Brasil em 2011, também não terá um campo em que possa mandar os seus jogos.

É por tudo isso que este arroz com feijão manauara, quase sempre provoca uma má digestão. Falta tempero.

terça-feira, 6 de julho de 2010

O APRESSADO COME CRU

Sinceramente não vejo como necessária esta escolha apressada do novo técnico da seleção brasileira.

Nem bem absorvemos o fracasso da África, mal digerimos a tese do dunguismo, já querem nos empurrar goela abaixo, um novo engodo.

O momento é mais do que propício para bancar-mos os japoneses aderindo a politica do bom planejar. Segundo consta, cru eles comem o sushi. Pra eles, em qualquer empreitada, 60% e planejamento e 40% é execução.

É exatemente o que precisa ser feito neste momento. Dar um tempo para a poeira baixar, e depois, se dependesse do torcedor brasileiro, ele escolheria não só um novo técnico, como também um novo presidente para a CBF, pois na verdade, o fracasso não é mérito só da comissão técnica.

A próxima etapa de preparação do selecionado brasileiro deve ser meticulasamente planejada, pois, vários são os fatores que contribuirão para que a nova temporada seja totalmente diferente dos ultimos 60 anos.

1) - A próxima Copa será no Brasil.

2) - O Brasil sediando a Copa, não participará das eliminatórias.

3) - O Brasil participará somente de dois torneios oficiais:

a) - Copa América. b) - Copa das Confederações.

4)-Não participando das eliminatórias, as convocações diminuirão em quantidade.

Esses fatores devem ser levados a sério. O tempo é suficiente para que se cumpram todas as etapas do processo, sem pressa. É muito cedo para se especular, quem será o técnico para a próxima Copa? Essa escolha deve ser muito bem pensada. O risco de se queimar uma etapa, é simplesmente termos em 2014 outro MARACANAÇO.

domingo, 4 de julho de 2010

O ARSENAL DA CRÔNICA ESPORTIVA


Poucos são os grandes eventos mundiais, onde a imprensa pode mostrar o seu grande poder de persuasão, como numa Copa do Mundo. Talvez porque o assunto em pauta seja o Futebol, tido aqui no Brasil, como o ópio do povo.

Com suas poderosas armas, tendo no microfone, cuja munição é a palavra, o seu míssel mortífero, a mídia estrategicamente utiliza de todos os recursos para induzir os torcedores a aceitar as suas verdades, que na maioria das vezes, não são as verdadeiras.

Os torcedores por sua vez, embebidos pela emoção, tornam-se presas fáceis, e não percebem e não raciocinam, pois, os efeitos alucinógenos do momento emocional, inibem as suas condições racionais e acabam tornando-se verdadeiros fantoches.

Nesta Copa, vários foram os momentos de falsas verdades transformadas em verdades verdadeiras pela crônica esportiva brasileira, e aceitas, pela grande maioria dos torcedores.

A imprensa conseguiu, por exemplo, incurtir na cabeça do torcedor, que Ronaldinho Gaucho e Ganso seriam os salvadores da pátria, se Dunga os tivessem convocados. E o pobre torcedor acabou se esquecendo que:

- Em outras participações o Ronaldinho em melhores condições, e quatro anos mais novo, não passou de um simples figurante.

- O Ganso, exatamente no período da Copa teve que se submeter a uma cirurgia no joelho estava bichado, como dizem os boleiros.

A cronica também vendeu a preços módicos, a idéia de que a Seleção Brasileira teria a melhor zaga do Mundo, inclusive o melhor goleiro. Sem pestanejar o torcedor comprou a idéia, e se decepcionou, pois, bastou duas bolas alçadas em nossa área é o sonho do hexa virou pesadelo.

O pior é que foram exatamente essas duas bolas é que deram a vitória para o time holandês, mas, a imprensa com o seu poder persuasivo culpou o infeliz do Felipe Melo.

E novamente o torcedor embarcou na falsa verdade e passou acreditar que a expulsão do volante foi a causa principal, da derrota, se esquecendo que naquele momento, a Holanda já vencia o jogo.

A criação de "bodes expiatórios" pela imprensa brasileira sempre que o Brasil vai mal, em uma Copa do Mundo, é antiga.

Barbosa, o nosso goleiro na copa de 50 morreu levando para o túmulo a culpa do fracasso. Zico até hoje é o culpado pela derrota em 86. Dunga é a bola da vez.

A criação de falsos hérois e falsos bandidos foi sempre um prato cheio para uma imprensa, que nunca escreveu em seus anais, nenhum feito grandioso em prol do Futebol Brasileiro.




sábado, 3 de julho de 2010

QUATRO MÃOS E DOIS DESTINOS

Dois lances que decidiram os destinos de Brasil e Uruguai, na Copa da África.


No primeiro, Júlio Cesar, que é goleiro
não foi capaz de interceptar o cruzamento
de Sneijder no primeiro gol da Holanda, e o Brasil
se despediu da copa.


No outro, Soares, que é centro avante impediu com
as mãos o gol de Gana, no último lance da prorrogação.
Mesmo expulso e com o juiz marcando o pênalti, mal cobrado
pelo atancante ganês, Soares que deveria usar o pés, usou as
mãos e classificou o Uruguai para as semifinais.


Esses dois lances comprovam que, detalhes podem decidir uma partida de futebol.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

O CHORO DA JABULANI



O Brasil se foi, e a Jabulani chorou:




"Jabulani chorou

Jabulani chorou de dor

Quando a voz do destino

Obedecendo ao Divino

A sua Estrela chamou".







Bye, Bye Brasil!...