quarta-feira, 30 de junho de 2010

CINDERELA E SEUS ENCANTOS

Quem não conhece a história de Cinderela? A gata borralheira de trajes velhos, que tocada pelo condão da fada madrinha, se transformou na mais linda princesa do reino.

Aquela linda moça que ao chegar ao baile encantou o príncipe, que logo se apaixonou. Aquela que ao fugir, antes, da ultima badalada do relógio, em cumprimento às ordens da fada perdeu o sapato de cristal, a pista, pela qual foi encontrada, pelo apaixonado príncipe. Sendo felizes para todo o sempre.

Sociólogos, historiadores e literatos vêem na história de Cinderela muito mais do que uma simples trama romântica. Por ter origem atemporal e ter surgido em várias civilizações diferentes, a trajetória da protagonista traduziria uma espécie de arquétipo fundamental, traduzindo o anseio natural da psique humana em ser reconhecida especial e levada a uma existência superior.

Transportando essa história para a Copa da África. La encontrará a nossa Cinderela de Chuteiras: A Espanha, que mesmo sem os trajes paupérrimos traz no seu passado futebolístico, um histórico, que a caracteriza como uma verdadeira Gata Borralheira das Copas.

Copa do Mundo de 1930 - Não se classificou
Copa do Mundo de 1934 - Quartas-de-finais (5º lugar)
Copa do Mundo de 1950 - Quarto lugar
Copa do Mundo de 1954 a 1958 - não se qualificou
Copa do Mundo de 1962 - Primeira fase (12º lugar)
Copa do Mundo de 1966 - Primeira Fase (10º lugar)
Copa do Mundo de 1970 a 1974 - não se qualificou
Copa do Mundo de 1978 - Primeira fase (10º lugar)
Copa do Mundo de 1982 - Segunda fase (12º lugar)
Copa do Mundo de 1986 - Quartas-de-final (7º lugar)
Copa do Mundo de 1990 - Oitavas-de-final (10º lugar)
Copa do Mundo de 1994 - Quartas-de-final (8º lugar)
Copa do Mundo de 1998 - Primeira fase (17º lugar)
Copa do Mundo de 2002 - Quartas-de-final (5º lugar)
Copa do Mundo de 2006 - Oitavas-de-final (9º lugar)

Chega à África para participar da sua 13 a. Copa, como a mais favorita das favoritas, mesmo não tendo a varinha de condão da fada madrinha, esta cheia de apaixonados, pelo seu futebol de toquinhos prá lá, toquinhos pra cá, como numa roda de bobo.

E a nossa Cinderela continua no baile, digo, na copa, o tempo de quebra de seus encantos ainda estão por vir, a última, badalada se aproxima. As chuteiras, digo, os sapatos também vão fazer parte desta história.

Só que diferente da historia original, eles não trarão a ela a felicidade total, e nem mesmo será levada a uma existência superior, o título da Copa de Mandela. O príncipe verá na sola do sapatinho, e descobrirá que esta não é, ainda, uma verdadeira Cinderela, pois lá vai estar escrito: MADE IN PARAGUAY.

terça-feira, 29 de junho de 2010

AS VERDADEIRAS MENTIRAS DE UMA COPA

Terminada a oitavas de finais, já é possível um balanço para detectar as verdadeiras mentiras dessa Copa.

Entre tantas quero destacar as principais:

Em termos de seleções é impossível esconder as mentirosas: França, Itália e Inglaterra.

Chegaram na África ostentando o galardão de favoritas, simplesmente, por já terem ganho um título mudial.

Não demonstraram dentro das quatro linhas, nada que justificasse tanto oba oba.

Medíocre as suas participações. Por isso mesmo, já se foram.

Agora mentira mesmo, foi o que demonstrou muitos daqueles jogadores, tidos como craques.

Entre eles: Cristiano Ronaldo; Drogba; Cannavaro, Rooney, Ribery.

Na verdade esses garotos propagandas vivem a custa dos marqueteiros de plantão, muito comum, na mídia de hoje.

E uma Copa do Mundo, é realmente o lugar onde se pode ver, quem é na verdade que tem garrafa vazia prá vender.

E esses provaram que nada tem, pois, nada fizeram.

Para suas imagens teria sido melhor não terem vindos para a Copa.

FLAMENGO O COQUELUCHE DAS PÁGINAS POLICIAIS

Neste período de Copa do Mundo, o torcedor fica simplesmente antenado no noticiário que vem da África do Sul. Todos preocupados em saber como Dunga vai escalar a seleção, para o jogo de quartas de finais contra a Holanda.

Poucos são aqueles que se preocupam com as notícias de seus clubes. Mesmo porque, o campeonato está parado e poucas são as notícias.Mas, de repente mais uma bomba rubro negra estampa as páginas policiais de toda a mídia.

E agora é o goleiro Bruno o responsável por mais essa exposição do Clube de Regatas do Flamengo nas páginas policiais. Ha pouco, Adriano e Wagner Love foram os responsáveis por tal façanha.

No Fluminense a noticia é a possível chegada de Deco. No Botafogo é a chegada de Maicosuel. No Vasco é a participação em um torneio em Florianópolis. Já no Flamengo o caso Bruno é a coqueluche dos nosticiários policiais. Flamengo quem ti viu, quem ti vê. É triste, mas, é verdade.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

FUTEBOL TECNOLÓGICO

O episódio no jogo Alemanha e Inglaterra, reascende e revitaliza a discussão: A TECNOLOGIA DEVE OU NÃO SER IMPLANTADA NAS PARTIDAS DE FUTEBOL?

Os que são favoráveis defendem o Futebol Tecnológico. Carregam a bandeira da transparência.

A tese é de que a tecnologia vai ajudar e muito a arbitragem, no sentido de tornar o resultado final, mais justo, mais real.

O que é uma verdade.

Envolto com aqueles que são contrários à idéia, eu me encontro. Com a certeza de que, a tecnologia vai condenar o centenário e verdadeiro futebol, a extinção.

A bola, não vai deixar de ser chutada pelos campos do mundo, mas, a criação de Charles Miller, aperfeiçoada pela picardia brasileira, não mais existirá.

Outro esporte, com outro nome, que não FUTEBOL, deve ser criado, à partir de então.

O que vai ser das rodas de botequins? O que discutir? Qual será o argumento do torcedor, na defesa ou na justificativa, da derrota do seu time? Como se lembrar da genitora do juiz?

Esse será só mais um preço a ser pago, por aqueles que nasceram num berço futebolístico, tendo inclusive enfeitadas as maternidades de nascimento, com as cores do clube do coração, do pai, do tio e até do padrinho. Com as cores do seu futuro clube.

O que será daqueles que cresceram embebidos pelas polêmicas discussões, do foi ou não foi, captadas pelas ondas curtas de um radinho a pilha, na transmissão de um Fla x Flu ?

O mundo evoluiu. A tecnologia é um avanço da humanidade. Nos fomos criados com a finalidade da evolução. Eu tenho certeza disso.

Que venha e tecnologia, mas, que não contamine a essência do Esporte Bretão. E VIVA O FUTEBOL.

domingo, 27 de junho de 2010

É AGORA OU NUNCA CHEGOU A HORA.

Enfim, Brasil a copa começou e aí? Tá na hora de mostra a tua cara.

Los hermanos e a turma dos chucrutes estão por ai cantando de galo, se achando os reis da cocada preta.

Vamos mostrar a eles, quem é que ainda dá as cartas no futebol mundial.

Vamos Brasil, vamos usar o Chile pra dizer a essa gente, que apesar do Dunga, é pela gente que a Jabulani vai se apaixonar.

Pois ela sabe que suas ancestrais foram felizes nós pés de Mané, de Pelé, de Romário, de Ronaldinho e ela agora pode ser nos pés de Robinho.

Vamos Brasil, vamos mostrar ao Bielsa que loucos somos nós. Loucos por ti Brasil. É agora ou nunca chegou a hora de começar a jogar aquele futebol envolvente.

Chegou a hora vamos fazer do Chile a nossa cobaia, vamos aproveitar o momento e marcar o nosso território.

A hora é agora tem muita gente que desconfia do nosso talento, da nossa picardia, na nossa malevolência.

Vamos dizer aos argentinos e aos alemães que estamos aqui. Brasil! Mostre a tua cara. Quero ver paga. Pra gente ficar assim. Brasil nós confiamos em ti.

DE BACH A GARDEL, DE MESSI A ÖZIL: ARGENTINA x ALEMANHA, UM CONCERTO PARA MANDELA

Enfim, os amantes do esporte bretão começam a se entusiamar com a copa. A jabulani aos poucos vai deixando de ser maltratada. Tudo indica que o futebol está chegando na África.

Alemanha e Argentina, até o momento são as grandes responsáveis por esta expectativa.

Protagonizaram neste domingo, uma contra a Inglaterra, a outra contra o México, dois grandes espetáculos de um futebol, ainda não visto nesta Copa.

A Alemanha fugindo do lugar comum, daquele futebol pragmático de muita marcação, muita força e pouca qualidade mostrou uma disciplina tática regada a muito talento.

Schweinsteiger, o cérebro da equipe, coadjuvado pelos talentosos, Özil, Klose, Mueller e Podolski e ao som de O Cravo bem Temperado, não tomaram conhecimento do English Team e mandaram de volta os súditos da rainha.

Já a Argentina, mesmo, não acertando o passo, no bailar de um grande tango de Gardel, pois, Messi ainda não desencantou, mas, Tevez fez o seu papel, conseguiu convencer e manter a credibilidade, dos amantes do bom futebol tomou no final do jogo, um belo trago de tequila, em comemoração à sua classificação para as quartas de finais.

Com essas vitórias, Argentina e Alemanha se enfrentam na busca de uma vaga nas semifinais. Um jogo para testar corações. Um jogo que trará a tona uma história cheia de emoções. Este será o sexto jogo em copas do Mundo.

Nos jogos anteriores a Alemanha venceu duas vezes, empatou duas e perdeu uma. O ultimo confronto aconteceu na copa passada, também pelas quartas de finais. Após empate de 1 a 1 a Alemanha levou vantagem por 4 a 2 nos pênaltis.

Mas, o jogo que mais marcou esse confronto foi a decisão da Copa do México em 1986 quando a Argentina consquitou o bi campeonato vencendo a Alemanha por 3 a 2, com Maradona, hoje no banco como técnico, coroando a sua participação naquela copa, com um futebol sensacional.

Por tudo isso, cresce ainda mais a expectativa por esse jogo, pois, se os comandados de Joachim Löw repetir o bom futebol jogado contra os ingleses e Messi desencantar exatamente neste dia, com certeza o jogo Alemanha e Argentina será um verdadeiro concerto para Mandela.

CHÁ DAS CINCO, COM CARDÁPIO ALEMÃO

Não só de chopp, chucrute e salsicha é feito um bom cardápio alemão.

Se o assunto é futebol, diferente de tempos atrás, quando a cintura dura era característica do jogador alemão, hoje a malevolência compõe o novo estilo germânico.

A principal mudança vista a olhos nus, no novo futebol alemão foi o abandono do jogo pragmático, a força continua, mas, as pitadas de talentos estão dando à seleção alemã, um sabor de futebol arte.

A refinada perna esquerda de Özil associada à garra e atitudes do volante Schweinsteiger, o cerebro do time, o talento de Podolski, o oportunismo de Klose, a eficiência do garoto Muller são os novos ingredientes que temperam o bom futebol da seleção germânica.
Se restava alguma dúvida, quanto ao favoritismo dos alemães, com certeza, hoje ela foi totalmente dirimida.
A Alemanha é sim, uma das favoritas ao título do Mundial da África. Principalmente se continuar servindo este cardápio que serviu hoje, no chá das cinco para os ingleses.

sábado, 26 de junho de 2010

NÃO PERCA O FOCO!

Esquanto a Jabulani continua rolando na África de Mandela. Na terra do futebol a bola, que nem nome tem continua parada, os estádios vazios, as bandeiras enroladas, as rivalidades. esquecidas.

Ninguém pensa noutra coisa, que não seja a Copa do Mundo. Um evento capaz de unir, rubro negros, esmeraldinos, tricolores, colorados. Até raposa e galo torcem juntos. Uma festa!

Mas, toda essa irmandade, tem os dias contados. No dia 11 de julho calam-se as vuvuzelas. Com lágrimas ou sorrisos, com hexa ou não, tudo voltará a ser como antes.

E para que o foco não seja totalmente perdido, A Toca do Coelho, faz aqui um pequeno exercício de recapitulação, respondendo as perguntas:

1) - Quem é o lider do Campeonato Brasileiro da Série A - 2010?

R: Sport Club Corinthians Paulista, com: 17 pontos

2) - Quais os quatro clubes da zona de rebaixamento?
R: Atlético(MG); Grêmio Prudente; Vasco e Atlético(GO)

3) - Quantos gols foram marcados nestas sete rodadas?
R: 187 gols, com média de 1,34 gols por partida

4) - Quem é o artilheiro do campeonato?
R: Roger do Guarani de Campinas, com 6 gols

5) - Qual será o primeiro grande clássico, após a Copa?
R: Já na oitava rodada dia 14/07 - Flamengo x Botafogo e Palmeiras x Santos.

6) - Quem é o lider do Campeonato Brasileiro da Série B - 2010?
R: Paraná Club com 15 pontos

7) - Em que clube joga o atual artilheiro, da série B?
R: No São Caetano, Eduardo com 6 gols

8) - Quais as grandes contrações do futebol brasileiro, para o pós Copa?
R: Neste momento as grandes contratações do futebol brasileiro, não estarão dentro das quatro linhas. Um deles é Arthur Antunes Coimba, o grande Zico contratado pelo Flamengo para ser o Diretor Executivo do Futebol rubro negro. O outro, trata-se do técnico: Luiz Felipe Escolari, O Felipão contratado pelo Palmeiras.

Continuem torcendo para que a nossa seleção coloque no peito mais uma estrela, mas, não perca o foco, pois, afinal com o hexa ou sem, nós ainda seremos o país do futebol.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

A ROTA DO BRASIL RUMO AO HEXA



Esta é a rota brasileira rumo ao Hexa. Chile nas oitavas; Holanda ou Eslováquia nas quartas; Estados Unidos, Gana, Uruguai ou Coréia do Sul nas semi finais. Teoricamente uma rota com poucas turbulências. Como palpite, já que a moda é dar um pitaco.

Defino assim a sequência lógica, da seleção brasileira: Chile nas oitavas, sem dificuldades. Holanda como de costume, a nossa maior dificuldade, nas quartas de finais. Num jogo, proíbido para cardíacos. E por fim, o Uruguai nas semi-finais, relembrando do tri-campeonato no México.

Lá em 17 de junho de 1.970 a seleção de Zagalo, com Pelé e companhia derrotou de virada os uruguaios, por 3 a 1, no Estádio Jalisco, na cidade de Guadalajara. O Brasil de hoje é infinitamente inferior ao Brasil de 70, assim como o Uruguai.

Mas, hoje o Brasil, ainda, é superior ao Uruguai. Por isso vence o jogo. Dificil será dizer, se no tempo normal, na prorrogação ou nos penaltis. Mas, vamos vencer para enfrentar "Los Hermanos", na grande final, inédita, para parar o Mundo.















UNA MERMELADA DE ESPAÑOL EN ÁFRICA

A decantada Espanha temeu o fragilizado Chile, mesmo, com um jogador a menos. E ambos estão sujeitos a punições, que com certeza virão nos jogos das oitavas de finais.
A Espanha, no clássico ibérico vai enfrentar Portugal. Enquanto que o Chile, do "El Loco" Bielsa desfalcado de tres titulares vai enfrentar o Brasil completo, do coerente Dunga.
Muito se esperou desse jogo entre Espanha e Chile, exatamente o jogo que fechou a primeira fase da Copa do Mandela. E como diz, o baiano, pau que nasce torto, não tem jeito morre torto.
Tanto quanto os jogos de abertura desta fase, o jogo de fechamento foi péssimo. O Chile até que teve um inicio predominante sobre a equipe espanhola.
Mas, veio a lambança de Bravo e a Espanha, além de abrir a contagem passou a dominar as ações, enquanto, que o Chile dava sinais de nervozismos culminando com a expulsão, a meu ver, injusta, do volante Estrada, no mesmo momento em que a Fúria, em outra falha da retaguarda chilena ampliava o marcador.
Na segunda etapa, logo no começo, o substituto Millar, na primeira intervenção no jogo acertou depois de uma tentativa, um chute que desviou na zaga e colocou a Jabulani nas redes de Casillas e o Chile definitivamente nas oitavas, pois, o ferrolho suiço não conseguia vencer, no outro jogo, a frágil Honduras.
Dai em diante, o que se viu em campo foi, Marmelo Puro. Um futebol digno de ser punido pela FIFA, pois, tanto Chile quanto Espanha não tiveram para com o público presente no estádio, o devido respeito, mais até, por culpa da Campeã Europeia , que tinha um jogador a mais.
Lamentável sob todos os apectos. Um jogo que, jamais, deve ser lembrado nos anais de uma Copa. Verdadeira mermelada de español.

A VERSÃO ATUALIZADA DA CARTA DE CAMINHA ESCRITA POR CARLOS QUEIRÓZ E DUNGA (TÉCNICOS DE PORTUGAL E BRASIL) AOS PRESIDENTES: CAVACO SILVA E LULA

Senhores,

posto que o Capitão-mor destas nossas delegações, e assim os outros capitães escrevam a Vossas Excelências as notícias das nossas Seleções, na C
opa da África do Sul .
Não deixaremos de também dar disso nossas contas a Vossas Excelências, assim como nós melhor pudermos, ainda que -- para o bem contar e falar -- o saibamos piores que todos fazê-lo!

Todavia tome Vossas Excelências nossas frustrações, as quais bem certo creiam que, aqui não haveremos de pôr mais do que aquilo que vimos e nos pareceu.

E, portanto, Senhores, do que haveremos de falar começamos:

E dizemos quê:


O JOGO FOI UMA PELADA!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

AZZURRI: SPAGHETTI SENZA SALSA

Há muito que o espaguete da Azurra anda sem molho, sem tempero, sem nenhuma qualidade. E não é difícil entender os porquês.
Basta responder a pergunta: Desta seleção eliminada pela Eslováquia, quantos e quais os jogadores são titulares da Internacionale de Milão? Nenhum.

Como pode uma seleção não ter entre os seus convocados, nenhum jogador titular do clube, campeão do principal torneio de futebol do continente?

Alias a Champions League é o campeonato de clubes mais importante do Mundo.

Pode! E isto porque, entre os titulares da Campeã da Europa - 2010, não há nenhum italiano, todos são estrangeiros.

Na verdade o que fica latente aqui, é que assim como a França sua vice na ultima copa, a Itália não renovou.

E mais, sem um grande jogador, Marcello Lippi não tinha nada a acrescentar à Esquadra Azurra. Por isso, a Italia foi eliminada. Arrivederci Azzurri!








quarta-feira, 23 de junho de 2010

AU REVOIR!

Com uma campanha medíocre de apenas um gol marcado em tres jogos, quatro gols sofridos, nenhuma vitória, um empate e duas derrotas, ultima colocada do grupo, com um aproveitamento de apenas 11%, a França, melancolicamente despediu da Copa da África.
E nem ao menos, se pode dizer que os azuis foram fazer turismo no continente africano, pois, o pouco tempo que lá permanceram foram momentos tumultuados com discussões, brigas, dispensa, abandono, rebelião, trairagem, etc.
Por tudo isso, fica claro afirmar que a França não se preparou para Copa. Sem um Platini, sem um Zidane, desprovida totalmente de uma renovação. Além do mais, aquela mão maldita do Henry contaminou a ultima vice campeã com a Maldição Irlandeza. A mão que classificou é a mesma que agora dá adeus. Au revoir, bon voyage.

terça-feira, 22 de junho de 2010

PALPITES

Pra ficar diferente de todos os palpites, que rolam por ai vou embasar o meu, seguindo as pegadas de um animal africano, que todos nós apostadores de loterias acostumamos a ver e esperar, no fim de cada rodada dominical. A zebra.
A zebrinha da loteca, era a alegria da garotada, e fez a tristeza de muitos apostadores, seguidores da lógica. E aqui vou indicar os meus classificados para as oitavas de finais seguindo uma lógica fora de lógica, ou seja, vou soltar a zebrinha para pastar pelos campos da Copa.
Grupo: A - Uruguai e México; Grupo: B - Argentina e Coreia do Sul; Grupo: C - Estados Unidos e Eslovénia; Grupo: D - Sérvia e Gana; Grupo: E - Holanda e Japão; Grupo: F - Paraguai e Eslováquia; Grupo: G - Brasil e Portugal; Grupo: H - Chile e Suíça. Com estes classificados os confrontos nas oitavas serão:
Uruguai x Coreia do Sul
Estados Unidos x Gana
Holanda x Eslováquia
Brasil x Suíça
Argentina x México
Sérvia x Eslovénia
Paraguai x Japão
Chile x Portugal
A lógica aqui, fica por conta da presença maciça dos sul-americanos, que estão sobrando nesta Copa.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

UMA MISTURA QUE DÁ SAMBA

E a copa prossegue com seus jogos sonolentos, retrancados, sem nenhuma criatividade. Seleções tidas como as grandes favoritas, decepcionam a cada rodada. Muitas são as explicações dos "especialistas" no assunto. Tensão pela estréia, é a mais comum.


Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e França, não conseguem convencer nem o mais fanático dos torcedores.

Por irônia do destino são hoje os cinco maiores centros do futebol mundial. Seus campeonatos são os mais organizados e rentáveis.

O que com certeza, não fazem dessas seleções as melhores do mundo. E isto pelo simples fato de que, os grandes jogadores são estrangeiros. Na maioria sulamericanos, principalmente os brasileiros. Uma mistura que dá samba.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

O ORGASMO DA JABULANI


Todo mundo se empolgou com a Argentina do Messi. Com a Grécia, que conseguiu marcar seus primeiros gols numa copa do mundo, além de promover a primeira virada nesta copa. Com o México, que despachou a medíocre França que, aliás, nem devia estar na copa. Só foi pelas mãos do Henry.


E não viram o que eu vi. O ORGASMO DA JABULANI. A danada como uma égua no cio se derreteu toda, ao ser "dominada", de chaleira, pelo Maradona. Prá mim, o melhor lance desta quinta feira, na copa da África. S E N S A C I O N A L!

domingo, 13 de junho de 2010

TÔ DE OLHO!

Muitos dias no meio de mulheres feias, sempre haverá um momento em que você enxergará uma, com jeito de miss. Esta cena esta evidente, nestes três primeiros dias de copa.

Bastou golear a fraquíssima Austrália, por quatro a zero, que os dependentes e carentes de um bom futebol, já começam a achar que o jogo foi maravilhoso. Que a Alemanha é a grande favorita, e que o futebol já chegou na copa.

Ledo engano. Será que todos os adversários da Alemanha serão sempre uma Austrália? A Alemanha nada mais fez hoje, do que vivenciar o ditado: EM TERRA DE CEGO, QUEM TEM UM OLHO, É REI.

No meio de tanta pelada, qualquer joguinho meia boca vira um clássico, um espetáculo, um show. Mas, a verdade é o seguinte: Oito jogos, metade das seleções já jogaram. Quase 800 minutos de Jabulani rolando, e o futebolzinho continua medíocre.

Muito pouco para uma copa. O futebol ainda não chegou à terra de Mandela. Pelo menos nestes primeiros dias de copa.

O PORTÃO

Cantado nos versos do rei Roberto Carlos. " Eu cheguei em frente ao portão...". Detestado pelos jornalistas que fazem a cobertura da seleção brasileira na copa da África. O Portão é o Colt 45 que o Dunga usa em defesa da privacidade de seus comandados, num duelo quase que centenário com a imprensa esportiva.

Na verdade o que fica evidente, é que quando Dunga manda fechar o portão nos treinamentos do selecionado brasileiro, não é para proteger a privacidade de seus atletas, e nem tampouco, para exercitar uma jogada secreta. Nada disso. O que ele protege com o portão fechado, é a sua posição coerente.

Não podemos nos esquecer que o principal objetivo do presidente da CBF, quando escolheu Dunga para técnico da seleção, foi acabar com o oba, oba. Herança maldita de uma campanha perdedora sobre todos os aspectos, na copa da Alemanha em 2006.

E ele como fiel escudeiro vem cumprindo a risca as determinações do grande chefe. O que desagrada, na sua totalidade, a imprensa que esquece a sua co-responsabilidade, por grande parte dos episódios na copa passada. Dunga está certo em não deixar que se repita, os erros do passado.








sábado, 12 de junho de 2010

O VÔO ATRASOU

O vôo que levaria o futebol para a copa atrasou. Talvez pela suspeita de atentado, o piloto tenha desviado a rota

Na verdade o atentado está sendo cometido contra a Jabulani. Hoje (Coréia do Sul 2 x 0 Grécia; Argentina 1 x 0 Nigéria e Inglaterra 1 x 1 Estados Unidos), apesar de não ter sido maltratada como ontem (África do Sul 1 x 1 México e Uruguai 0 x 0 França), ainda não deram a ela o tratramento que ela merece.

Estou com o pressentimento que quando, as seleções de Brasil, Holanda e Sérvia entrarem em campo, o avião com a carga preciosa, já possa estar em solo sul africano.

Dez seleções já jogaram inclusive a Argentina, e até agora, nada de futebol. Cinco jogos, mais de 450 minutos de bola rolando de pouca qualidade, a não ser alguns lampejos de Messi e nada mais.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

A VOLTA DO NACIONAL


Com que alegria deparei-me hoje nas paginas do jm online, com a noticia da Volta do Nacional F.C., às atividades profissionais. Um taipe de minhas lembranças preencheu a minha mente, e eu pude reproduzir o maior UBERNAL que eu tive a felicidade de presenciar.

Um jogo empolgante, apesar do zero a zero. Tanto Nacional quanto o Uberaba Sport, tinham verdadeiros esquadrões. Prá mim foi o melhor Nacional e o melhor Uberaba Sport, de todos os tempos.

O jogo foi realizado no superlotado Estádio J.K., no dia 12 de setembro de 1966. A av. Marcus Cherém ficou totalmente lotada de veículos, do Estádio ate ao Parque Fernando Costa. Bons tempos aqueles.

NACIONAL F. C.: Lili, Dias, Poças, Jackson e Jota Alves, Jair, Tinoco e Da Silva, Walter Prado, Zuley e Silvinho

UBERABA SPORT CLUB: Pedro Bala, Canindé, Vadinho, Hermínio e Quincas, Mingo, Juca Show e Roberto Peniche, Valinho, Valter Cardoso e Carlos Alberto.

Quero neste momento render as minhas homenagens à FAMÍLIA NACIONALINA, na pessoa de um dos cinco maiores jogadores uberabenses de todos os tempos, defensor ferrenho do Nacional, principalmente nos clássicos contra o Uberaba Sport. Refiro-me ao grande Luiz Cecílio.

Rogo aos deuses do futebol que possam abençoar esta volta. Que ela seja o ínicio para que num futuro bem próximo possamos ter de volta a grande rivalidade entre Nacional e Uberaba.

E que outros grandes clássicos, como o que citei acima, volte a acontecer e superlotar de novo o Uberabão. Para a grandeza do meu Colorado, desejo e torço para que o Nacional volte a ser grande novamente. Parabéns, Nacional. Feliz Volta.

CHEGOU A HORA.



Chegou a hora. Que me importa se o técnico é o Dunga, se a CBF ainda é comandada pelo Ricardo Teixeira. Que me importa se o Felipe Melo ainda é titular, se o Ganso nem convocado foi. Que me importa se o Lula ainda é o Presidente, se a Dilma com toda mentira é candidata.

Que me importa se o PIB cresceu, se a bolsa caiu, se o dólar subiu, se o aumento do salário não é o que eu mereço. Que me importa se as meias e as cuecas viraram cofres de corruptos. Nada disso me importa agora.

O que importa agora é que o apito vai soar. As cortinas se abrirão, e o espetáculo começará. A Jabulani vai rolar, e nesse momento o que realmente importa é que a Seleção Brasileira comece a trilhar pelos gramados da África do Sul, a sua caminhada rumo ao Hexa Campeonato.

A Pátria de Chuteiras convoca todos os seus filhos a se unirem numa corrente pra frente. Bandeiras, fogos, confetes e serpentinas, cerveja e churrasco. É hora de torcer, de vibrar, cantar e sorrir. Chegou a hora!

Que e os nossos atletas não fujam a luta. Nem tema quem o nosso caminho cruzar. Que cada partida seja uma conquista com chutes fortes e passes certos. Que o brilho de nosso futebol nos garanta um brado retumbante: É Hexa! É Hexa! É Hexa. Ó pátria amada, idolatrada, salve, salve! Brasil, Brasil, Brasil!

A PODEROSA


Eu sou o princípio o meio e o fim. A deusa dos campos sul africanos. Não me chamo Elizabeth, mas, sou eu a rainha. O meu reinado será curto, mas, com certeza, inesquecível. A partir de agora sou na copa, a bola da vez.

Sou causa e efeito. Sou eu que vou comandar a alegria e a tristeza, nas mais longínquas regiões do planeta. Sem pré-conceitos, unirei pobres e ricos, pretos e brancos.

Serei neste período a bolsa mais valorizada do universo. Por minha causa, milhões de dólares e euros vão girar pelo mundo. Por minha causa, muitos vão trabalhar menos e festejar mais.

Eu sou o objeto de desejo de todos. Uns me querem nas mãos, outros nos pés e muitos me quererão nas redes. Poucos vão me tratar com carinho. Muitos, de mim judiarão. Outros, comigo poucas afinidades terão.

Mas, não me importa se os pés que me tocarão, não serão os de Pelé, e nem as mãos que me agarrarão serão as de Yashin. Não me importa se os gols marcados comigo, não terão a narração do Jorge Curi e nem os comentários do João Saldanha. Afinal eu sou a Patricinha mais poderosa e sobrenatural desta copa. O mundo vai parar por minha causa. Eu sou a JABULANI.

MAIS FÁCIL IMPOSSÍVEL.

Não há como fazer uma analise com resultado futurista, sem nos atermos aos números do passado e do presente. E esses são infinitamente favoráveis à nossa seleção. Não há o que temer nesta primeira fase. O maior adversário do Brasil será o próprio Brasil.

Os dois primeiros adversários são principiantes em termos de copa do mundo. Coréia do Norte e Costa do Marfim vêem para a África do Sul, pela segunda vez, num mundial. São por assim dizer figurantes numa película em que o Brasil é o astro principal.

Portugal por mais que tenha sido o nosso carrasco em 66 na copa da Inglaterra, também não será páreo para o time de Dunga. Com uma classificação sofrida na fase de eliminatórias, os nossos ancestrais lusitanos participarão pela quinta vez num mundial. E como melhor campanha chegou às semifinais conquistando um terceiro lugar.

O Brasil, Penta Campeão Mundial, único país a participar de todas as copas já realizadas, completará na África do Sul a sua décima nona participação. Por mais que os convocados de Dunga não sejam na totalidade os nossos preferidos, não encontraremos dificuldades nesta primeira fase. Mais fácil impossível.

domingo, 6 de junho de 2010

DEMOLIR É PRECISO.


Aos poucos as imagens marcantes do Colosso do Norte vão se desfigurando por de trás do tapume. É a materialização da lógica do cair, para depois levantar. O Vivaldão está sendo colocado abaixo, para que no seu lugar seja levantada, a majestosa e imponente Arena da Amazônia.

Pela batida das marretas, o palco das grandes multidões vai a cada dia se transformando em pedra e pó. E por essa mesma batida, o sonho começa a ser moldado no coração e na mente do torcedor manauara. Um novo futebol para o Amazonas.

Só a batida da marreta, não vai tornar esse sonho realidade. Vai ser preciso primeiro a batida do martelo. O martelo da justiça representada pelo Ministério Público, acompanhada do grito de independência da Imprensa Esportiva manauara, na apuração das denúncias de suspeitas de irregularidades, na entidade mor do futebol do Amazonas.

Pelo que se ouvem das batidas do martelo do Ministério e do grito da Imprensa, tudo continua como dantes na casa do Abrantes. Há quase um mês as suspeitas vieram à tona e de lá pra cá, o silêncio continua total. É preciso que se entenda que, para um novo futebol no Amazonas, não basta só demolir o Vivaldão.

Será preciso também, demolir para sempre, as mazelas impeditivas de uma credibilidade capaz de criar uma nova roupagem, para esse novo futebol. E neste momento, Ministério Público e Imprensa formam o principal elo de esperança, do torcedor amazonense. A hora é agora, não dá mais para adiar. Demolir é preciso!