domingo, 25 de dezembro de 2011

A BOLA


Sou universal, sou o sonho, sou o riso, sou a lágrima. Milhões me adoram, outros tantos me odeiam. Muitos já me maltrataram, poucos me acariciaram. Eu sou a Bola.

Há século eu rolo pelos campos do mundo. Guerra eu parei, conflito iniciei, mas sou de paz.

Já fui de Mané. Pelé quase fui eu. Vampeta me judiava. Barbosa por mim sofreu. Nasci na Inglaterra, no Brasil me criei. Na Europa eu cresci. No Oriente já cheguei. Não moro em Madri, a Catalunha é meu álibi. Sem Messi não dá pra sorri. Barcelona eu quero ficar aqui.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

DE PERRELA A KALIL


De Perrela a Kalil, o futebol de Minas Gerais a caminho da "Puta que pariu", pois o América já caiu.

Nos gramados de Minas Gerais tínhamos páginas heróicas imortais, Cruzeiro, Cruzeiro, ferido, tão combalido, sempre vencido.

Nós somos do Clube Atlético Mineiro. Jogamos com pouca raça e nenhum amor. Clube Atlético Mineiro, galo fraco enganador.

domingo, 2 de outubro de 2011

ATÉ QUANDO?


“Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo”. Diria o grande Fiori Gigliotti. “Acabou, acabou, acabou”. Gritaria o Galvão Bueno. E o que dizer neste momento o sofrido torcedor amazonense, que nunca teve voz? O melhor seria não dizer nada. Manter o silêncio como forma de protesto.

Sinceramente não dá pra ficar calado. Quem cala consente. E como é duro silenciar e consentir num momento desses. Ainda mais sabendo que é possível encher essa bola. Que temos potencial e que somos capazes de mudar esse jogo.

É preciso acreditar nisso. É passada a hora de nós torcedores termos a certeza de que no futebol o sucesso e o fracasso começam fora das quatro linhas. E é exatamente ai, que o nosso time não joga nada, e faz muito tempo.

É hora de mexer, pois, quando a bola rola, lá dentro, o placar já nós é desfavorável. Até quando, vamos compactuar com a incompetência dos homens que tem o poder de mando e nada faz para encher essa bola?

Aqui não pode haver meio termo. O FRACASSO FOI TOTAL. Não se pode ser complacente com os fracassados. As favas de que valeu o esforço do Penarol, que o time foi guerreiro. Nada disso, isso não valeu de nada. Os jogadores do América foram guerreiros o ano passado e o resultado final, valeu alguma coisa?

Até quando vamos ficar ano após ano remendando esse furo? O que valeu ter sido citado como o melhor do norte no meio do campeonato, se agora na reta final quem segue em frente são os paraenses? Você gosta disso? Então, está na hora de dizer não a mesmice. Pense nisso!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

BRASIL 0 x 0 VENEZUELA - É HORA DE CAPTAR AS MENSAGENS DO CARO GURU

E quais são as mensagens do caro Guru?


1) - A Venezuela não mudou em nada, continua a mesma draga de sempre em termos de futebol. O Brasil sim há muito já não é mais o mesmo.

2) - O Mano, verdadeiramente não é técnico de seleção. Não chega a ser nem mesmo um Dunga, está mais para Lazaroni do que outra coisa.

3) – O Ganso é só o Ganso. Nada mais do que isso.

4) – O Caminhãozinho do Neymar ainda, não suporta tanta areia.

Captada as mensagens é hora de agir, se o foco é a copa de 2014, então pra que serve a Copa América? Renovar é preciso. E se preciso é, o que querem com Elias, Julio Cesar, Maicon, Luizão, Robinho, Elano, Ramires, Fred, André Santos? O tempo urge. Renovação Já!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

UMA PAELLA DE MODA DE BRASIL



Em si tratando da Imprensa Esportiva do Brasil, já era de se esperar os comparativos que tomam conta das colunas de jornais, sites, revistas e mesas redondas de TVs de todo país. Quem é melhor? Neymar e seu Santos ou Messi e seu Barcelona? Quem vencerá o provável jogo da decisão do Mundial Interclubes? Eu disse provável, pois, de repente surge de novo um Mezembe da vida, pra estragar a festa. Santos ou Barcelona?

Com sinceridade não tenho dificuldades em responder essas perguntas. Sem titubear, O Messi no momento é mais jogador que o Neymar, pois, sem sombra de dúvidas, o Messi é mais eficiente, mais objetivo. Com ele não tem cai, cai. O Messi é um jogador, cujo traçado de seu futebol é retilíneo com direção única do gol. Com ele não nem firula.

Já Neymar é o rei do cai, cai. Talvez pelo físico franzino ainda! Ele adora se esparramar pelo gramado, ao simples toque de um marcador. E isso caracteriza nele Neymar um grande defeito, que deve ser imediatamente corrigido, por ele e por seus técnicos. A sua eficiência é sempre prejudicada por essas quedas,  a maioria desnecessária.

No comparativo entre times, sem sombra de dúvidas o Barcelona é mais completo que o Santos. E neste completo não está incluso o aspecto estrutural dos dois clubes. O que seria uma covardia com o clube peixeiro. Nada alem de uma analise de seus plantéis. Os onze jogadores titulares e mais aqueles que compõem as duas equipes.

Além do mais, a esquematização tática do Barça está mais apurada pelo tempo de aplicação e pela pouca mudança e ausência dos principais jogadores e do técnico. Já o Santos sofre pela heterogeneidade do grupo, mudanças mais constantes e acima de tudo o pouco tempo de trabalho do comando técnico.

E para o futuro o Santos ainda terá um problema bem maior a ser enfrentado, os dois maiores astros da companhia com certeza já estão com passaportes visados para outros pagos. Neymar e Ganso com certeza não estarão presentes na festa de Tóquio, em que os espanhóis da Catalunha vão servir uma paella à moda brasileira. Assim como Dilma substituiu o Lula, o Barcelona vai substituir as lulas por peixes. O Barcelona e o Messi são  melhores e  vencem o Jogo.



quinta-feira, 16 de junho de 2011

RORAIMA DESISTE DA VAGA - ENFIM A CARCAÇA

QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA

Roraima desistiu e agora as hienas ávidas por resto, por sobra vão se degladiar para ver quem será a RAINHA DA CARNIÇA. Isso sem contar com os vôos rasantes dos ABUTRES. Tem muita gente com interesses aflorados.

Esse quadro exposto acima me faz lembrar de um ditado que diz: ESMOLA QUANDO É DEMAIS O SANTO DESCONFIA. Por que será que Fast e Nacional principalmente, está tão interessado nesta vaga? Você sabe? Eu não sei, mas desconfio.

Todos nós sabemos que tanto Fast, quanto Nacional, não tem no momento cacife para bancar as despesas dessa aventura (para o futebol do Amazonas) chamada Série D.

Financeiramente falando os dois não conseguem pelas próprias pernas montar um TIME (veja o tamanho das letras) de verdade para concorrer a uma vaga para a série C 2012.

E isso é tão verdade, que ambos não conseguem montar times nem pra ser campeões do Amazonas. O Fast a mais de 40 anos não ganha um campeonato. O Naça já completou quatro anos de jejum.

Hei cara deixa de enrolação diga logo o motivo por que agora as hienas valorizam tanto essa carcaça? Simples! Se o PENAROLZINHO de Itacoatiara vai receber (vai?) 1.700.000,00 quanto tu achas, por exemplo, que o Nacional vai receber? (rsrsrs...).

Bem eu disse Nacional? Fui traído pelo pensamento. Sabe eu acabo de lembrar que o Q.I, Quem Indica o dono da vaga é a "presidência" da FAF e que o Governador é Nacional. (kkkkkk...). Eitah futebolzinho baré!



terça-feira, 14 de junho de 2011

ESSA GRANA NÃO DÁ!


Não dá pra ficar calado, assim como não dá para elogiar. Que merreca é essa: R$1.700.000,00? Não acredito que o Penarol pediu só isso pensando numa vaga na série C. Que pobreza de pedida, na hora de se valorizar o Penarol se rebaixou. Pensou e agiu pequeno. Olha, eu vou dizer pra vocês, o Penarol com esta mentalidade miúda não vai longe.

Governador, o Penarol se esqueceu de avisar que o campeonato começa em 17/07 e termina em 13/11, se contarmos mais um mês de treinamento serão cinco meses. Se a intenção e buscar uma vaga para a série C, esse dinheiro não dá governador. No mínimo dos “minimórios” essa grana deveria chegar a três milhões.

Governador põe a mão na consciência lembre que só o tal monumento colocado onde deveria estar um viaduto custou R$5.500.000,00 e não vai trazer nenhum beneficio ao povo do Amazonas. Aumente essa grana governador e cobre resultados, fiscalize por que se não no final corre-se o risco de aparecer alguma nota de buchada, chambari e mocotó. Como fez o São Raimundo.

Ou será governador que o restante da grana está sendo guardado para uma possível indicação do Nacional, numa pretensa vaga que poderá ser aberta com a desistência de Rondônia?

Governador essa é outra estória, assim como a reforma do Floro Mendonça. Pra quê estádio se nós não tivermos time? E se tivermos um time competitivo o estádio também não vai interessar, pois, seremos capazes de jogar e vencer em qualquer lugar fora do estado do Amazonas.

Gente, por favor, entenda de uma vez por todas, o que precisamos agora é montar um verdadeiro esquadrão. E para isso essa merreca prometida é pouca. Precisamos verdadeiramente de mais dinheiro e já. Agora se a intenção é só participar como figurante, não precisa de nada, basta escalar os “quitós” lá mesmo de Itacoatiara.


sábado, 11 de junho de 2011

UM POR TODOS, TODOS POR UM


Como eu sei que nem sempre vale à máxima: “Pra quem sabe ler um pingo é letra”, quero aqui colocar os pingos nos is. As críticas que tenho feito, tanto ao Fast, quanto ao Nacional, não é porque eu os odeio, não! Assim como a defesa que tenho feito ao Penarol, não é porque morro de amores por ele. Eu sou TUFÃO! Nem uma coisa nem outra. O meu foco aqui é único: O FUTEBOL DO AMAZONAS. É nele que eu penso, e é nele que neste momento todos nós deveríamos pensar PRINCIPALMENTE aqueles que estão diretamente envolvidos e com poderes de decisão e ação.

Não é hora de querer botar em campo o EU FUTEBOL CLUBE. A hora é de escalar o AMAZONAS FUTEBOL CLUBE. E neste momento, já com muito atraso, o PENAROL ATLETICO CLUBE é o real e único representante do Amazonas na série D-2011. Será que é difícil enxergar isso? Tem um ditado popular que se encaixa muito bem aqui: “MAIS VALE UM NA MÃO, DO QUE DOIS VOANDO”. E é isso que verdadeiramente vai acontecer de novo com o nosso futebol, em nível de Brasil.

Alguém tem duvidas quanto a isso? Alguém será capaz de provar por A + B, que o ingresso de ultima hora de Fast ou de Nacional vai ser bom para o nosso futebol? É não vale dizer que com mais um representante, o segundo semestre será muito movimentado. É muito pouco, eu quero mais. Eu quero a vaga da série C. Eu já disse aqui que não tenho bola de cristal e nem tendência para Mãe Dinah, mas, com certeza esse filme eu já vi. Vamos perder de novo uma grande oportunidade de ter um representante verdadeiro no futebol brasileiro.

Porque não usarmos a máxima dos três mosqueteiros: “UM POR TODOS E TODOS POR UM"? Estamos perdendo tempo. Gente, futebol é coisa séria, futebol exige comprometimento, esforço, aplicação, preparo principalmente. E nós estamos brincando de fazer futebol. O Penarol precisa urgentemente de apoio para iniciar os preparativos visando à competição, aliás, já devia ter iniciado. Se é que pretende buscar uma classificação para a série C, agora se vai simplesmente ser mais um para ajudar na movimentação do segundo semestre amazônico já está bom de mais.

O que aconteceu com o América o ano passado foi uma exceção. Não é regra geral. Só para explicar, regra geral é o que acontece sempre. O que não foi o caso em questão. O nosso futebol por si só, há muito é uma exceção. A série D não é fácil. Vai ser preciso, sobre todos os aspectos, muito preparo. O clube que pensar entrar numa série D, com a mesma estrutura do estadual está fadado a ser somente um figurante. E se ser figurante não é o que queremos, então, o que estamos esperando para ajudar o Penarol?

Na verdade verdadeira Fast e Nacional ao invés de estar bancando duas Hienas Famintas, pelas sobras de Roraima e/ou Rondônia, já deviam estar de mãos dadas com o Penarol ajudando no planejamento, na logística. Assim como o Poder Público já deveria ter liberado os recursos. Este seria com certeza o papel de todos aqueles que enchem o peito é diz que são filhos da terra. Que amam o Amazonas e que querem sem subterfúgios o soerguimento do nosso futebol. A hora é de somar e não de dividir.

 

terça-feira, 7 de junho de 2011

PENAROL - UM LEÃO DE VERDADE



Gente afinal de contas o que é que se está esperando? Até quando vamos contar com o ovo no C... da galinha? O nosso paupérrimo futebol já tem como nunca teve o seu mais autêntico representante numa competição nacional. O PENAROL. Esse é o mais legítimo LEÃO DO AMAZÔNAS.

O PENAROL, não precisa ficar mendigando uma vaguinha na série D. Não precisa ficar torcendo pela desistência de Roraima e/ou Rondônia. O PENAROL é tão legítimo que já tem garantido até a participação no ano que vem. O que é que devemos querer mais?

Vamos cair na real pessoal. Fast ou Nacional só vão atrapalhar. Pensem grande pessoal. É muito melhor qualidade do que quantidade. Fast ou Nacional no momento não são sinônimos de qualidade. Será que é tão dificil enxergar isso? Estamos perdendo tempo. O momento nosso é único. Quantos queriam tê-lo agora?

Responda pra mim qual das 27 federações de futebol do Brasil Já tem um filiado com vaga garantida da série D de 2012? Vamos deixar de MEDIOCRIDADE. Será que nem vendo na televisão não dá para aprender a fazer futebol? Acorda pessoal. A era do Parque Amazonense já faz parte da história. Já esta, registrado no Baú Velho do Zamith. O momento hoje é Arena da Amazônia.

Tradição, ranking não ganha jogo. Tudo isso é passado. O presente, hoje, agora neste momento atende pelo nome: P E N A R O L. O que estão esperando para ajudá-lo? Estamos a menos de um mês para o inicio do campeonato. Vamos deixar da tanta LESEIRA BARÉ. Vamos abdicar do discurso e vamos à prática.

Tirem o pé do chão seus pseudos dirigentes. Deixem dessa mania de querer ser o que nunca foram. Caiam na Real. Já temos mais do que merecemos. Temos já garantida duas chances de darmos o primeiro passo rumo à elite do futebol brasileiro. Prá quem entende e gosta de futebol. Pra quem gosta do Amazonas, sabe que o nosso foco futebolístico, no momento é único: PENAROL ATLETICO CLUBE. UM LEÃO DE VERDADE.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

UM LEÃO ESTÁ SOLTO NA RUA. ADOTE-O!



O PENAROL É O AMAZONAS NA SÉRIE: D - 2011



CHEGOU À HORA DA PROVA DOS NOVE: QUEM É DE VERDADE UM AMAZONENSE?

VAMOS TODOS ADOTAR ESSA IDÉIA, O PENAROL É NOSSO.


domingo, 5 de junho de 2011

E AGORA PENAROL?



E agora, Penarol?

A festa acabou. A luz apagou. O povo sumiu.
A noite esfriou. E agora, Penarol? E agora, você.
Você que é sem nome, que joga e conquista, que faz alegria.

E agora, Penarol?

A série D vem ai. E agora Penarol? Está sem campo. Sem patrocinio.
Sem recurso. Já não pode vencer. Vencer já não pode.

E agora Penarol?

E se você gritasse, Penarol? Ei você ai me dá um dinheiro ai
E se você ouvisse, você que tem a chave na mão.
Você Governador, que é um desportista,
Apesar de nacionalista, esse apelo ouviste.

É agora Governador

A bola está com o senhor
Abra o cofre é demonstre ao Amazonas
O seu verdadeiro Amor

E agora Penarol?

E se voce morresse, mas você não morre
Você é duro, Penarol! E mesmo Sozinho, no escuro
Você marcha Penarol, Penarol para onde?
Marcha Penarol, Penarol para onde?

E agora Penarol?

Penarol para onde? Para onde?
E agora Penarol? Para onde?
Penarol, para onde? E agora Penarol? Para onde?


“SE TODOS ME AJUDAREM INCONDICIONALMENTE, COM CERTEZA PARA SÉRIE C EM 2012”

sexta-feira, 3 de junho de 2011

ESSE JOGO NÃO PODE SER 1 x 1



O meu clube tem time de primeira
Sua linha atacante é artilheira
A linha média é tal qual uma barreira
O center-forward corre bem na dianteira
A defesa é segura e tem rojão
E o goleiro é igual a um paredão

Bem cá estou eu de novo com minhas “PIADAS LESAS”. Essa em especial tem até nome, e como pano de fundo, uma estrofe da música do Sr. José Gomes Filho, ninguém menos, do que o grande Jackson do Pandeiro. Ele que me perdoe, pois, na verdade o que vou dizer aqui é fruto de minha imaginação fértil e de muita vivencia no meio futebolístico.

Modéstia á parte, eu já vi e vivi muitas coisas dentro do futebol.E pra começo de conversa eu pergunto: QUANTO É QUE VALE HOJE UM TÍTULO DO FUTEBOL AMAZONENSE? Antes de alguém responder quero dar algumas dicas, que talvez possa ajudar na resposta:

1)– O Futebol do Amazonas anda atrás de reabilitação.

2)– Em 2014 teremos a Copa.

3)– Em 2012, Manaus vai eleger o Prefeito da Copa.

4)– O Título garante vaga na Série D em 2012.

5)– A série D é o primeiro degrau para A elite do futebol do Brasil.

6)– Um time na D em 2012 pode estar na B em 2014.

Não respondam ainda, só pensem. Ah!... eu queria lembrá-los: Amanha às 15 horas em Itacoatiara vai acontecer o terceiro jogo decisivo do campeonato de 2011 entre Penarol e Nacional. É qual dos dois reúne as melhores condições? Não, não é para esse jogo. É para ser o representante do Amazonas na caminhada da reabilitação. Entendeu?

Bem eu penso que aqui eu também posso ajudar com algumas dicas. Garanto pra vocês que não vou usar nem as cores e nem as mascotes. Mas, vamos lá:

A)– Quem é o time da Capital?

B)– Qual tem maior tradição?

C)– Qual é o time do coração do governador?

D)– A Copa vai ser em Manaus ou em Itacoatiara?

E)– Qual dos dois já esta na série D?

Agora podem responder. Espero ter podido ajudar de alguma forma. Pera ai, ia me esquecendo, não é nada muito relevante, mas, ajuda: É algo que me ocorreu de ultima hora, comecei a lembrar dos jogos passados entre eles e deu nisso.

No sábado passado, por exemplo, o Penarol ganhava de dois a zero até aos 33 minutos do segundo tempo, de repente o Nacional empatou em 3 minutos e depois venceu nos pênaltis.

No jogo de quarta feira no SESI de novo o Penarol ganhava e o Nacional empatou ai o jogo ficou truncado e o juiz ainda ajudou a “amarrar” mais ainda o jogo.

Olha vocês não levem nada disso em consideração, pois, até eu estou achando que tudo isso, não passa de mais uma de minhas leseiras. SERÁ? (rsrsrs...)

sábado, 21 de maio de 2011

ABREM-SE AS CORTINAS E COMEÇA O ESPETÁCULO


E vai rolar a festa vai rolar, o povo do gueto mandou avisar. Vai começar a maior festa do futebol brasileiro. A bola vai rolar. Vai começar a 41a. Edição do Campeonato Brasileiro de Futebol. O maior e mais dificil campeonato de futebol do mundo, completa este ano 40 anos de vida. Já foi Nacional, Copa União, João Havelange. Hoje é o Brasileirão de Pontos Corridos.

Uma festa pra poucos convidados: América(MG), Atlético(GO), Atlético(MG), Atlético(PR), Avai, Bahia, Botafogo, Ceará, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco. A elite do futebol do Brasil.


Historicamente a vida deste quarentão, foi muito confusa, sem padronização no sistema de disputa, mudava a cada ano, assim como as regras e o número de participantes. Foi por muito tempo instrumento de manobras da própria politica brasileira. No tempo em que se chamou, Nacional existia uma máxima: "Onde a ARENA vai mal, um time no Nacional".


Hoje mais maduro, mais enxuto e com um sistema de disputa mais justo. Os pontos corridos concede ao campeão, além do título, a condição de fato e de direito, de o melhor time do Brasil, pois, jogar duas vezes com os demais e chegar à frente não é pra qualquer um.


Nesta tarde de sábado trazendo junto a esperança de milhares de geraldinos e arquibaldos, entra em campo a Pátria de Chuteiras. Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor. Do Oiapoqui ao Chuí, a bola vai rolar. 38 rodadas, 760 jogos, a sorte vai ser lançada. Feliz campeonato a todos.




sábado, 30 de abril de 2011

MEU VICE É VOCÊ ( A homenagem)

( O Vice voltou - Mengão Campeão Carioca de 2011)





Sendo você o meu maior vice,
não faço segredo do que sinto.
Você é real.
Você é tão verdadeiro.

Você definitivamente é o meu delicioso vice,
e nesta homenagem declaro sem medo que:

Eu teria um desgosto profundo se faltasse o Vasco no mundo.

Pois, na minha vida, meu více é você!









quarta-feira, 6 de abril de 2011

UM E-MAIL PARA O IMBATÍVEL


UM E-MAIL PARA O IMBATÍVEL

De: CELSO COELHO (celsocoelho@msn.com)
Enviado: Quarta-feira – 06 de março de 2011 – 8:00hrs

Para: orlandorebelo@imbativel.ceu
Cc: Valdir Correia; Eduardo Monteiro; Arnaldo Santos; Roberto Cuesta; Chagas Barbosa; Zezinho Bastos; Nelson Brilhante; Leanderson Lima; Edson Baiano; Carlos Martins
Assunto: SAUDADE

O Silêncio do meu radinho de pilha, me fez hoje lembrar-me de você. Por um momento eu até pude ouvir a tua voz firme comentando uma partida de futebol, como nos velhos tempos. Que saudade!

Mas, como estão as coisas ai nesse "Ceuzão de Meu Deus"? Imagino como foi a recepção na sua estréia de comentários junto a essa turma, João Saldanha, Mário Viana, Aguinelo Oliveira, Rui Porto, Valdir Amaral, Jorge Couri, Fernando Sasso, Fiori Gigliotti, Doalcei Bueno, Armando Nogueira, Nelson Rodrigues, Geraldo Bretas. Um grupo de notáveis é verdade, mas, nenhum Imbatível como você.

Tenho certeza que os Manés, os Domingos, os Barbosas, os Telês, os Coutinhos, e todos aqueles que aqui na terra tiveram alguma ligação com o futebol e com o rádio esportivo está feliz em poder ouvir, o Imbatível Orlando Rebelo, o agora comentarista mais ouvido do além.

Quanto aqui, meu caro Imbatível, nada mudou. Aliás, mudou sim, para pior. Você partiu, o Vivaldão foi demolido. A FAF ainda continua na mão daquele que nada fez e nada faz pelo nosso futebol.

O seu Galo, com mania de grandeza se tornou a maior e melhor piada de português contada no Amazonas. Tudo por culpa do Jardel, um blefe rio-negrino. Aliás, meu caro Imbatível o blefe maior é o próprio Rio Negro. Sinto muito por você, mas, eu tinha que dizer a verdade.

O Ameriquinha do "seo" Amadeu nos deixou a todos, vermelhos de vergonha, pois, conquistou em campo o acesso a série C, mas, perdeu nos tribunais graças à incompetência da neta e de seus diretores. Um cartão amarelo tornou a coisa preta, ao ponto de hoje o América jogar de preto caracterizando mais uma página negra do nosso futebol.

Como eu disse antes, o Vivaldão, o nosso recanto daquelas maravilhosas tardes de sábado, ao sopro de um Tufão, outrora vencedor, virou pó. E por culpa das promessas não cumpridas do governo, a Colina continua a mesma. Um entulho só. Enquanto isso, a Arena Multiuso começa a nascer lentamente ao som de muitos questionamentos de possíveis irregularidades.

Pra variar os nossos clubes continuam de pires na mão mendigando as querelas do poder público, só que agora em situações mais desfavoráveis, pois nem todos estão aptos a recebê-las, pois, por falta de documentos, identidades eles não existem. Estão ilegais.

No domingo faz-se um ano de sua partida, a saudade é muita, o silêncio de sua voz ainda me incomoda. Por mais que o Zezinho, o companheiro da ultima hora tenta suprir a lacuna, a sua falta vai ser sempre sentida.

Quero crer que minhas preces tenham atingido os objetivos e que você esteja bem nesta caminhada de paz e de felicidade. Continue sendo o nosso eterno Imbatível. Que Deus na sua onipotência continue te abençoando. Um grande abraço!

Celso Coelho - Manaus/AM.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

BOLA DE CRISTAL


Resultados dos jogos da 10ª e 11ª rodadas do Campeonato Mineiro de 2011:


10ª Rodada

América-TO 1 x 0 Vila Nova
Caldense 0 x 1 Atlético
Ipatinga 0 x 1 Uberaba

11ª Rodada
Caldense 0 x 1 Atlético
Vila Nova 0 x 1 América
Uberaba 1 x 0 Cruzeiro
Ipatinga 0 x 1 Tupi

Antes de qualquer coisa devo dizer que não tenho vocação para “mãe Dinah”, não sou nenhum guru e essa bola de cristal não é minha, pois, se fosse eu a usaria na Mega-Sena acumulada.

O que me faz propor os resultados acima, nada mais é do que a minha crença de que apesar de tudo, ainda, há uma chance para o nosso querido Colorado ficar com a última vaga, da série D do brasileirão.

Ou será que esses resultados não são possíveis? Claro que são. É neles que devemos acreditar, pois, é a única chance que nós resta. É agora ou nunca.

O momento é de fé, de positivismo. Águas passadas não removem moinho, o que passou, passou. Agora não é hora de listarmos os defeitos do time, da comissão técnica, da diretoria.

Esse é o time que temos, essa é comissão técnica que temos e essa é a diretoria que temos. É neles que devemos acreditar, pois, nós somos A TORCIDA QUE ELES TÊM. Vamos torcedor! Vamos acreditar que é possível.

Querer é poder. Vamos transmitir ao nosso Colorado a força do nosso pensamento, da nossa vontade. Com vibrações positivas, tudo será possível. EU ACREDITO!

domingo, 27 de março de 2011

ROGÉRIO É CEM

”Ser goleiro é ser herói e vilão exatamente ao mesmo tempo. É querer evitar o inevitável sempre achando, lá no fundo, que dava pra defender o mais indefensável dos chutes.


Ser goleiro é jogar um jogo coletivo de forma quase individual e depois de uma grande defesa, ainda que não te agradeçam saber que você é tão ou mais importante que o artilheiro.


Ser goleiro é saber dizer, mesmo quando todos achem o contrário, que não houve falha, pois só quem joga lá embaixo das traves sabe o quanto defesas que parecem simples às vezes são bem mais difíceis que os pulos vistosos.


Ser goleiro é ser o início e o fim do time. Ser goleiro é querer acertar quando o time inteiro já errou... “Enfim, ser goleiro é ser a alma do time, mesmo num jogo onde o principal objetivo é passar por você.”


Ser Rogério é muito mais que ser um goleiro. Ser Rogério é ser o artilheiro da camisa numero um. E ser o goleiro que não se contentou em apenas defender os chutes dos adversários.

Tornando-se o único goleiro a marcar 100 gols. Quebrando uma máxima de que: "Maldito é o goleiro. No lugar onde pisa, nunca nasce grama".


Onde Rogério pisou, não só nasceram as gramas, assim como várias vitórias do seu time, graças aos seus gols de falta ou de pênalti. Em suas magistrais cobranças. Rogério não é um goleiro qualquer. Rogério é Cem.

segunda-feira, 14 de março de 2011

E LÁ SE FOI O ZANGADO MURICY

Será que se o Fluminense tivesse liderando a sua chave na Libertadores, ele teria ido? O gramado e a estrutura das Laranjeiras seriam pelo menos citados? Tenho minhas dúvidas.

Na verdade, a verdade dos fatos jamais será revelada. Tudo o que se disser sobre o assunto serão meras suposições, pois, nem eu e nem ninguém, além do Muricy e do presidente tricolor tem a verdadeira verdade.

Um simples fato me garante esta análise. Existem cláusulas contratuais que penalizam o causador da rescisão. Multas são estipuladas para quem rompe o compromisso. E nada disso aconteceu.

O que me parece é que houve um acordo de cavaleiros, algo assim como, o Muricy quis sair e o Fluminense da mesma forma quis que o Muricy saísse. Se estiver bom prá você, prá mim está ótimo.

Não acredito de forma nenhuma, que o rompimento do Muricy tenha por trás alguma proposta de outro clube. Este não seria um procedimento condizente com alguém que recusou ha pouco, uma oportunidade impar de ser o técnico da seleção brasileira.

Prefiro acreditar que por razões que a própria razão não pode explicar coisas do futebol, a paixão "muricyana" pelo tricolor das laranjeiras, e vice-versa chegou ao fim para frustração dos tricolores. Afinal, alguém teria que ser penalizado com essa separação.

Como sempre a corda arrebentou do lado mais fraco. A torcida pó de arroz vai pagar o pato. Se com o Muricy já era difícil classificar na Libertadores, com outro técnico em cima da hora vai ficar mais difícil.

Agora quem deve estar de pulga atrás da orelha é o Mano Menezes. Se não ganhar o amistoso da Escócia, a barba vai crescer, pois, com o Muricy solto na praça, o poder do patrocinador da CBF e a insanidade do "seo Teixeira" tudo pode acontecer. Até mesmo o zangado Muricy aparecer na telinha global de boné amarelo estampado com símbolo da Nike.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O FIM MELANCÓLICO DE UM FENÔMENO



O maior artilheiro de todas as Copas, três vezes o melhor do mundo. Ídolo dos opostos, Real e Barça, Inter e Milan. Sem contar a passagem por Cruzeiro seu primeiro clube como profissional e PSV Eindhoven, seu primeiro clube europeu. Além de memoráveis jornadas com a camisa canarinho. Despediu-se do futebol de uma maneira totalmente melancólica.

Numa entrevista regada a lágrimas, mentiras, cenas teatrais, com conotações totalmente marqueteiras. O astro dos campos de futebol despede-se numa sala de imprensa lotada de câmeras e flash da mídia mundial. Tudo de conformidade com o figurino.

E a bola? Sua companheira de grandes jornadas, onde estava que não deu o ar da graça? Talvez perdida em algum canto do mal acabado estádio: Manuel Murillo Toro, com capacidade para 30 mil torcedores, com gramado totalmente irregular. O ultimo palco de um artista.

Foi neste estádio, que o Fenômeno da Superação abandonou a sua fiel companheira, depois do seu maior fracasso profissional. Na noite de 2 de fevereiro o Corinthians era derrotado pelo desconhecido Tolima, e pela primeira vez na história, um clube brasileiro não conseguia passar pela Pré Libertadores.

Quem diria que o Fenômeno que arrastou multidões para o Mineirão, Philips Stadion, Camp Nou, Santiago Bernabéu, Giuseppe Meazza, San Ciro e até o Pacaembú fosse terminar os seus dias de jogador de futebol profissional num estadiozinho de uma cidadezinha colombiana chamada Ibagué, derrotado pelo timezinho doTolima? Quem ti viu, quem ti vê.

E o melancólico fim de um fenômeno não terminava ai. Revoltados com o fracasso, um bando de loucos corintianos, com faixas, pichações, pedradas e pauladas promoveram a mais triste despedida de um grande ídolo. Ronaldo que não soube parar no momento certo, não foi capaz de superar, a dor da ingratidão. Os aplausos deram lugar às vaias. E Ronaldo parou.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

O BOTO E A BOLA - DE JACQUES COUSTEAU A JARDEL


Jacques segundo a lenda e a crença de muitos, com o seu CALYPSO todo turbinado. Com uma tripulação de 28 homens, entre técnicos e cientistas percorreu mais 6.000 km de rios da Amazônia, somente para mostrar ao mundo o Boto Cor de Rosa.

Já o Jardel “desturbinado” há muito tempo, 37 anos, com os amortecedores (joelhos) danificados, incapazes de suportar o peso de um chassi de carreta. A barriga de dar inveja ao “seo” Boneco. Ainda não conseguiu percorrer um metro se quer, dentro de campo, numa partida do campeonato amazonense, para mostrar a sua fama de artilheiro.

Enquanto o Jacques veio e mostrou, muito mais do que muitos possam imaginar. Afinal foram 75.000 fotografias, será que todas elas, só do Boto Cor de Rosa? O Jardel até agora, nada mostrou. Afinal, não tem nenhum minuto de jogo.

O Boto e a Bola. O primeiro lindo saltitante. Orgulho dos ribeirinhos amazônicos. Lenda de um Povo. Foi o pretexto para uma expedição que no fundo, no fundo tinha outros interesses, além de sua pigmentação rósea.

O segundo, a paixão do brasileiro. Quase sempre maltratada. Sempre usada como elemento de manobra. Foi o pretexto para uma contratação que no fundo, no fundo tem outros interesses, além de sua eficiência duvidosa.

Diferente do Jacques que mostrou muito mais que só o Boto, o Jardel só vai mostrar a barriga, pois a bola murchou.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

CALÇA RASGADA OU B... DE FORA?



E agora? O Mano vai ter peito para manter o projeto futurista de renovação? Ou os pés do Messi e do Benzema vão decretar o retrocesso à moda antiga? Até que ponto as derrotas em seqüência para a Argentina e a França vão determinar uma nova postura mental, no atual técnico da Seleção?

Na verdade os gols de Messi e de Benzema, que impuseram ao time de Mano, duas derrotas amistosas, se bem analisados e absorvidos serão sem dúvida nenhuma úteis ao processo de renovação. Será mesmo que a Argentina e a França derrotaram o Brasil? Ou a verdadeira derrota vai ser abdicar agora, de tudo que foi planejado?

Renovar é preciso. A renovação exige paciência, determinação e acima de tudo, isenção das vaidades pessoais. Será que o Mano Menezes terá cacife para tanto? Particularmente tenho minhas dúvidas. Entre renovar e não perder os amistosos, Mano com certeza vai ficar com a segunda opção. Pois, e justamente a que, automaticamente acende o medo de perder o cargo.

E vejam que entre os próximos adversários estão Holanda e Alemanha. Velhos e tradicionais rivais, além da hegemonia sul-americana, na disputa da Copa América. Acredito que no planejamento da renovação, não exista nenhuma restrição, quanto a ganhar ou perder os amistosos e/ou a Copa América, ou então essa malfadada renovação, não visa como parecia, a Copa do Mundo no Brasil.

Calça rasgada ou b..., de fora. Se as metas são, os amistosos e a Copa América, que venham os ronaldinhos e os kakás da vida. Agora se o objetivo maior é a Copa de 2014, que continue a renovação. Mas, Mano será que para renovar é preciso ter e manter o Elias? Não precisa exagerar ne mesmo, Mano?

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

LÁ VEM O TREM, E LANA É O CONDUTOR


"É o Trem da Colina que chegou
Sua raça e toda massa alegria e mais fervor
E a Gloria é o meu berço de amor
Sou SULAMERICA, eu sou!"

Eu penso que o Sul América hoje é idêntico ao São Raimundo de outrora quando o Lana assumiu e levou um clube pequeno na época, em comparação ao trio de ferro: Nacional, Rio Negro e Fast, a alcançar as glórias que alcançou.

Pra mim é muito similar o momento. Quem sabe? No passado a Colina, no presente a Glória? E GLORIAS é tudo o que desejo ao amigo Aderbal Lana. Quem sabe, sabe. Quem foi Rei sempre será majestade.

A possibilidade de dar certo é muito maior, hoje no Sul America do que foi antes no São Raimundo, pois, a garra e a vontade da direção do Sul America são muito maiores.

Já imaginaram em breve O TREM DA COLINA, abastecido, pelo Luiz Costa e conduzido pelo Lana apitando pelas estações (séries: D, C, B e A) do futebol do Brasil?

É não é impossível, pois, O Lana como bom Mineiro adora um TREM (rsrsrs...).


BOA SORTE MEU CARO ADERBAL!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

MENSAGEM AO FASTIANO


Bom dia pessoal!

Bem, eu sei que o dia não deve estar assim muito bom, pois está chuvoso e também pela derrota de ontem. E é sobre ela que eu quero enviar essa mensagem a todos vocês.

Confesso que sei que é muito fácil falar de um problema estando fora dele. Mas, mesmo assim insisto em falar. Alguém de vocês já avaliou o tamanho da pressão que todo o time esteve submetido ontem?

Vejam:

1) -O time que começou a se preparar mais cedo.

2) - O time com a melhor estrutura atualmente.

3) - O time em que até os adversários indicavam e indicam como o favorito do campeonato.

4)- O time com mais tempo sem ganhar um campeonato.

Gente é muito peso, e não podemos esquecer que muitas vezes não dá para suportar. Ai alguém vai dizer: Se não aguentar a pressão não vai a lugar nenhum.

E é verdade?

Tenham certeza de uma coisa, a derrota de ontem foi o desaguar de toda essa pressão. E ai, no primeiro obstáculo vocês vão botar tudo a perder? Pessoal o VERDADEIRO TORCEDOR, é aquele que dá APOIO, exatamente nestes momentos de dificuldades.

E esse é um momento de dificuldades. E a hora não é de ameaças a hora é de UNIÃO, de mãos dadas. Os jogadores, a comissão técnica,a diretoria neste momento precisam mais de vocês do que qualquer outra coisa.

É hora de acolhê-los dando a eles apoio irrestrito. A derrota de ontem foi só a derrota na primeira batalha, não foi a perda da guerra.

Alguém se lembra do filme: "O VOO DO FENIX" ou de como Japão e Alemanha sairam da segunda guerra? E hoje, o que são? Tudo fruto de um trabalho, na busca do objetivo maior.

Pensem nisso, e reflitam sobre esta singela mensagem de um Sãoraimundense que gosta acima de tudo de futebol, e torce para que o Futebol do Amazonas decole de vez. E vejo com sinceridade, que o FAST CLUB, hoje apesar de ontem reune as melhores condições de ser num futuro breve, O GRANDE CONDUTOR DESSE VOO DO NOSSO FUTEBOL.

Com certeza amanha será um outro e novo dia.Um grande abraço a todos!

domingo, 30 de janeiro de 2011

APELO A ARNALDO SANTOS, O BOM E VELHO CRONISTAS


Meu estimado e querido Arnaldo Santos. Antes de qualquer coisa quero dizer-te, o quanto é bom poder pegar uma carona com você, nos palcos das grandes emoções. Sou um torcedor feliz, pois, faço da bola a minha parceira, numa cumplicidade com todo aquele que gosta de curtir, em ondas curtas, a sabedoria do velho é bom cronista.

E esse meu apelo, meu caro Arnaldo será exatamente a essa sabedoria. E começarei destacando abaixo, frases supostamente suas, na reportagem: A Crítica vai levar crianças ao estádio.

“Além de brincar e se divertir muito, crianças e pré-adolescentes aprendem uma diversidade de coisas durante a infância. Personalidade, valores morais, preferências pessoais e até profissionais começam a ser formadas neste período”.

“Vamos moldar o comportamento deles. Coisas como não jogar papel, latas e garrafas no chão serão ensinadas”, disse Arnaldo.


Arnaldo só questiono o seguinte:

- O nosso futebol com essa estrutura administrativa totalmente falida, e eu não falo aqui de dinheiro, e sim de CREDIBILIDADE. Tendo inclusive a entidade mantenedora, a Federação Amazonense de Futebol, denunciada por inúmeras irregularidades. Como querer dar aos nossos estudantes, filhos e netos, a noção dos valores morais?

- Como ensiná-los a não jogar, papel, latas e garrafas no chão, se dentro dos clubes para os quais estarão sendo instruídos a torcer um dia, ainda há dirigentes que prestam contas dos recursos públicos com notas fiscais de buchadas, chambaris e mocotós?

Arnaldo, eu seria totalmente favorável a essa idéia, principalmente por saber que você, com toda sua competência e bastante credibilidade, por tudo aquilo que vem desenvolvendo a frente do Peladão será o gestor dela.

Se primeiro você com todo esse cabedal convencessem os autores dessa idéia, que primeiro será necessário limpar todo esse lixo que está sob o tapete.

Caso contrário, será um ato contraditório tirar as crianças, com toda a sua inocência, da sala de aula, e trazê-las para dentro de um ambiente que infelizmente no momento, não serve de molde comportamental pra elas.

Reveja a idéia meu caro Arnaldo. O fruto dessa semeadura vai com certeza precisar de um terreno fértil, pois, entre essas crianças com certeza estarão não só os futuros torcedores, mas, também futuros dirigentes e acima de tudo, cidadãos amazonenses. Pense Nisso! Um grande abraço!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PODE ATÉ DAR CERTO


Pode! Mas, com sinceridade, eu não acredito. E nem poderia. Como acreditar num campeonato que mesmo antes de iniciar já está irregular? Como acreditar num campeonato concebido por uma federação, ainda sob suspeita de varias irregularidades? Tem um ditado baiano que caracteriza esse meu descrédito: “Pau que nasce torto, não tem jeito, morre torto”.

Previsto inicialmente para ter dez participantes, já houve uma desistência. O Compensão sentindo que não haveria nenhuma compensação jogou a toalha e desistiu. Sobraram nove equipes, se é que assim podemos considerar, pois, entre elas ainda tem muita gente capenga das pernas.

Um tufão que há muito não sopra mais, pelo menos como antigamente. Juntou o resto que sobrou, inteirou com o pessoal da melhor idade, e vem ai lutar contra a certeza do rebaixamento. E não é só a falta de sopro de um tufão que entristece a Colina.

Também um Apito de Trem quase nunca se ouve mais, pois, o time cor de rosa, dos Costas vem de ultima hora, mais atrasado que a ”Maria Fumaça”, mesmo tendo como condutor o competente Sérgio Duarte, que de milagre nada entende.

O América, a Cinderela da Floresta, virá de preto. Luto pela perda do Encanto da Série “D”., quebrado, pela incapacidade de saber contar o numero de cartões Amarelos. E não é piada, não. Assim como o Rio Negro, do Peito de Pombo do Jardel, terá no seu comando um técnico português, hora, pois, pois.

Pai e Filho ameaçam. O Pai se “agauchou” tchê! O leão da vila foi caçar nos pampas a qualidade gaucha tocada a chimarrão, na tentativa de inibir os avanços do filho que começou cedo a sua busca de acabar com um jejum, cujo fim pelas mãos do genial Lana, pode estar perto.

Do interior, o Leão da velha cerpa virá com a mesma estrutura do ano passado, ou seja, nenhuma, para desespero do Adinamar, na defesa do título. Enquanto isso um pires novo na praça, um plebeu em confronto com a princesa vai mendigar as migalhas da prefeitura da terra das cirandas.

É esse o Campeonato Amazonense de Futebol – 2011, que se inicia neste final de semana, e mesmo sob as câmeras de uma TV e os cifrões do erário público esta, fadado ao fracasso, pois, nenhum e nem outro deram e nem darão a ele, o que ele mais necessita: A CREDIBILIDADE, tão sonhada e desejada pelo pobre torcedor.

LIBERTADORES, UM PESADELO CORINTIANO


Nem tudo que está no mundo, é pra todo mundo. A Copa Libertadores é um exemplo disso. Verdadeiramente, não foi feita pra todo mundo. Pergunte ao corintiano. Para ele, este sofredor centenário, a Libertadores é um Pesadelo.

Se existe alguma coisa capaz de deixar um bando de loucos totalmente malucos, e a Libertadores. O pior de tudo isso e constatar essa realidade fora da Libertadores, pois, Pré ainda não é. E foi o que aconteceu no jogo de ontem.

Em campo um Corinthians confuso, assim meio que desnorteado. O que me fez lembrar nitidamente daquele Corinthians que vivia sob um tabu de anos sem vencer o, Santos de Pelé. Pra ser mais exato, onze anos de sofrimento.

E tudo indica que este tabu vai também se prosperar na Libertadores. Se não passar pelo Tolima, no próximo jogo, os companheiros do gordo Ronaldo vão escrever na história do mosqueteiro do Parque São Jorge, nove Libertadores de Pesadelo.

O lado bom de tudo isso, é que, apesar do Pesadelo, todos vão continuar: “LOUCOS POR TI, CORINTHIANS”!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

UMA BOA SAFRA


Terreno fértil, semente selecionada, clima favorável. Esses são os parâmetros iniciais para uma colheita promissora, uma Boa Safra.

Toda matéria prima de boa qualidade requer cuidados especiais. Todos esses são argumentos do conhecimento cotidiano do homem do campo.

No futebol não é diferente. Por mais que se queiram culpar a Lei Pelé, pela bancarrota dos celeiros de craques do nosso futebol.

No Flamengo a história se repete 21 anos depois. Em 1990 foi colhido, a ultima grande safra, rubro negra. Junior Baiano, Nélio, Paulo Nunes, Djalminha, Marcelinho surgiram para o mundo do futebol, exatamente naquela conquista da Taça São Paulo.

O Flamengo colheu, mas, não armazenou. A falta dos cuidados especiais fez com que a boa safra de 90 fosse toda perdida. Os grandes jogadores da época brilharam em outras equipes, pela falta de competência administrativa do Flamengo.


“Craque o Flamengo faz em casa”. Essa máxima, rubro negra que teve em Zico o seu principal exemplar, ressurge agora com essa nova conquista da Copa São Paulo.

Cesar, Muralha, Negueba, Adrian, Rafinha, Thomas, Lucas, Lorran são os personagens principais, desta Boa Safra, que se bem cuidada, bem armazenada dará ao Flamengo a curto é médio prazo, as condições necessárias para de novo voltar a ter um grande time.

Deus queira, que os culpados da perda da safra de 90, e que ainda hoje estão lá na Gávea tenham aprendido com os erros do passado, e possam se redimir dispensando a essa boa safra de agora, todos os cuidados necessários, em nome da grandeza do Clube de Regatas Flamengo. Que São Judas Tadeu os ilumine.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

RIVALDO, UM PRESIDENTE TRAIRA



Coisas do futebol brasileiro. O presidente de um clube de futebol que era também jogador deste clube foi contratado como jogador, por outro clube. No caso o Presidente do Mogi Mirim, clube que disputa a divisão especial do futebol paulista, o também jogador de futebol, Rivaldo contratado pelo São Paulo Futebol Clube adversário no mesmo campeonato, do Mogi Mirim.

Como é que pode? Se uma das funções de um presidente é reforçar o seu time contratando os melhores jogadores, como pode o melhor jogador e presidente, se auto contratar, para outro clube? Pode, basta ser um traira.

Imagine agora esta cena: Jogo São Paulo e Mogi Mirim, pela ultima rodada do campeonato paulista, com o Mogi Mirim precisando vencer para não ser rebaixado e se vencer o rebaixado seria o São Caetano. Por outro lado o Rivaldo se tornou o melhor jogador do São Paulo e do campeonato, sendo inclusive o atual artilheiro.

Neste jogo será que o Carpegiani técnico do São Paulo escalaria o Rivaldo? E se jogasse como seria o Rivaldo dentro de campo enfrentando verdadeiramente o seu time? Será que seria capaz de marca o gol da vitoria do São Paulo, da alegria do São Caetano, e da desgraça sua e do Mogi Mirim? Afinal o dinheiro aplicado no Mogi Mirim e seu. O São Paulo ganha o jogo e ele Rivaldo fica com o prejuízo?

Alguém seria capaz de responder essas perguntas? E explicar qual é a do Rivaldo? Pra mim é uma situação bastante contraditória. Se o planejado foi, o Mogi Mirim inclusive com a contratação de um amigo para Técnico, o Antonio Carlos. E agora de repente assina contrato com o São Paulo. Qual é na verdade a busca do Presidente Traira? Fama? Dinheiro? Ou só mesmo uma trairagem? Quem sabe?

sábado, 22 de janeiro de 2011

CARTA AO PRESIDENTE



Acabo de assistir o meu preferido programa, do sábado matinal sobre o futebol amazonense. O Esporte Total da rede Band. Apresentado de forma simples emocional e cativante pelos competentes e amigos: Chagas Barbosa e Arnaldo Santos.

E para minha maior alegria, neste sábado, lá estava você e parte da diretoria do Fast Club. Confesso que não sou fastiano, para azar de momento sou um São Raimundense saudoso dos velhos tempos. Aqueles, que você bem conhece e que não volta mais. Principalmente pelo que temos hoje.

Bem, presidente eu não o conhecia em pessoa, só pela fama. E hoje após os seus pronunciamentos, no programa, pude constatar que eram verídicas as informações passadas. Mas presidente, reservo-me o direito de discordar quando você faz a convocação aos torcedores. Neste momento você diz ao torcedor: Venha só falta você.

E não é verdade presidente. O torcedor sempre esteve presente. Os faltosos são outros, presidente. Por exemplo, no episódio da famigerada lista de apoio a FAF, somente o Fast e o America estiveram verdadeiramente, presentes.

Os outros preferiram se ausentar daquilo que nós torcedores pensamos seja o principal combustível, para que o nosso futebol volte a crescer:A CREDIBILIDADE. Sem ela não vamos a lugar nenhum, presidente.

E não serão como também não bastarão, as migalhas do poder público para que possamos adquiri-la. É preciso muito mais presidente. Com certeza, o aporte de outros Rozenhas, com o tempo vão mudar essa história.

No momento a minha expectativa, em particular e a mesma. Continua tudo como dantes, na casa de Abrantes. A mesmice ainda é maioria. Na verdade o que existe é muita bajulação e muitos bajuladores de plantão, para pouca seriedade. Desculpe-me a franqueza.

Presidente continue a sua “via crucis”. Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. O teu sucesso ai à frente do Fast Club, a sua postura e de sua diretoria com certeza vão contribuir e muito para uma mudança de mentalidade.

Desejo-te muito sucesso. Lembra presidente? Digas-me com quem anda que eu te direi quem tu és. Ai a teu lado tem muita gente séria, comprometida, capacitada. Gente como o GRANDE ADERBAL LANA.

O sucesso de vocês será uma questão de tempo. E eu com certeza dia 16/02 lá estarei para testemunhar o inicio de uma grande caminhada. Que Deus ilumine a todos.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CAMISA PRETA, O LADO ESCURO NA HISTÓRIA DO AMÉRICA



Seria cômico se não fosse ridículo. Eu só estou acreditando porque li a noticia. Se alguém me contasse, com certeza, não acreditaria. O América vai contrariar o próprio Estatuto, a própria historia de 71 anos vestindo vermelho e branco, para vestir preto, simplesmente em nome de um protesto maluco contra o STJD pela eliminação na série D.

Pera ai pessoal! Quem eliminou o América foi a mistura da INCOMPETENCIA DA FEDERAÇÃO AMAZONENSE DE FUTEBOL, COM A INEXPERIÊNCIA DA DIRETORIA DO CLUBE. Ou eu estou mentindo? Vamos deixar de hipocrisia. Fazer futebol é muito mais do que fazer um “protestosinho” de colegial, de adolescente.

A quem vocês estão querendo enganar? Será que esta nuvenzinha de fumaça grotescamente criada com essa camisa preta vai tapar os seus próprios erros? Ou na verdade o que estão querendo e esconder já, as fraquezas na temporada que está prestes a começar?

Acorda pessoal, a vida segue o campeonato de 2011, já vai começar. Será que América já tem um plantel formado? Já esta tudo, planejado? Já aprenderam com os erros do passado? Já tem gente capaz para contar quantos cartões amarelos vão receber os atletas durante o campeonato? Ou vão repetir a bagunça de 2010?

Como desportista amante do futebol, só tenho uma palavra pra vocês DESISTAM DESSA IDÉIA. Essa camisa preta só vai servir para ESCANCARAR O LADO ESCURO NA HITÓRIA DO AMÉRICA. 71 Anos de vida, de história, de tradição não pode e vocês não têm esse direito de manchá-lo com essa tarja negra, digo CAMISA PRETA.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

PIADA DE CABOCLO

Cansado daquela rede preguiçosa, o caboclo resolveu navegar diferente, ao invés do Rio Mar, ele se meteu na internet. E lá se deparou com as seguintes noticias, no site do Futebol Amazonense:

- “Rio Negro contrata técnico Português”.

- “A diretoria do América apresenta técnico Português”.

Já meio leso com tanto português, o caboclo não se fez de rogado foi atrás da resposta.

Se mandou para o centro de Manaus, onde não é difícil encontrar um português. O primeiro que encontrou, já foi logo tascando a pergunta:

- Oh maninho, dá para explicar porque tanto técnico português?

O gajo sem pestanejar foi logo respondendo:

- Ora, pois, pois, não é o Futebol Profissional do Amazonas, uma GRANDE PIADA? (rsrsrsrs...) E não existe piada boa sem português, ô pah!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

NACIONAL, UM LEÃO MANSO - 98 ANOS DE VIDA


98 anos, uma vida uma eternidade. Muitas histórias pra ser contada nesta quase centenária vida. Muitos títulos, muitas alegrias, com certeza algumas tristezas, algumas decepções.

E verdade que eu pouco sei sobre o Naça. Destes 98 anos, eu tenho acompanhado a distancia somente os últimos l4 anos. Período em que resido em Manaus.Tenho consciência que é muito pouco para a formalização de algum juízo de valores, sobre a grandeza do NACIONAL.

Por isso mesmo eu a imagino. Mas, a grandeza do Nacional está principalmente estampada em seu passado. Ninguém viveu tanto tempo por acaso.Tenho grandes amigos nacionalinos, e com a licença de vocês quero aqui citar um que pra mim é o símbolo do “nacionalismo”.

O grande empresário HENRIQUE ALMEIDA, quantas vezes nestes meus 14 anos de Manaus pude compartilhar com ele e com toda a sua família, sentados nas cadeiras do Vivaldão, os momentos de rivalidade entre São Raimundo e Nacional.

Esses momentos com certeza já fazem parte de um passado saudoso. Henrique é um grande nacionalino. PARABÉNS FAMILIA LEONINA. PARABÉNS, NACIONAL! Só Tem uma coisa que me intriga:

Eu não entendo o porquê que o Nacional, ainda, não é, e não faz valer de fato e de direito uma liderança maciça e profícua à frente do Futebol do Amazonas. Com toda história, com todo esse passado, com toda a estrutura, com todo o cabedal de apoio, com toda essa gente importante ao seu lado.

O Nacional, pelo histórico que tem, não era para estar ao lado de um presidente de federação que faz de tudo pra não ser amigo do nosso futebol. Está na hora dessa gente nacionalina começar a pensar nisso.

O NACIONAL É MUITO GRANDE PARA SE FAZER DE VAQUINHA DE PRESÉPIO. É PRECISO REATIVAR O RUGIDO FORTE, DE UM LEÃO VALENTE.

Feliz Aniversário, NAÇA!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

MUITO PRAZER RONALDINHO EU SOU O FLAMENGO


Eu sou o universo de 35 milhões de brasileiros espalhados pelo mundo e movidos pelo amor ao vermelho e preto. Eu sou alegria, eu sou tristeza. Eu sou amor eu sou paixão. Eu sou o ódio dos que não me deram o coração.

Eu sou o berço do Zico. Já fui a casa de Zizinho, de Domingos da Guia, de Dida, de Dequinha, de Gerson, de Zagalo, de Junior, de Andrade, de Leandro, de Adilio. Até Pelé jogou aqui.

O manto que me veste estremece os rivais, de tão sagrado que é. O Maracanã é a minha casa. A Gávea o meu quintal. Na terra ou no mar, uma nação sempre sentirá prazer ao ver-me ganhar.

Já fui Popeye, hoje sou Urubu. Muitos não querem, mas, eu sou Hexa.
Ser-me uma vêz, eternamente a mim serás, mesmo que tenha que morrer. Meu passado é de glória. A minha glória sempre foi brilhar.

Eu serei à partir de agora a sua casa. Tu já fostes por duas vezes o melhor. Agora, jamais esqueça: Eu sempre fui e serei o Maior. Muito prazer, eu sou o FLAMENGO.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

É PRA LÁ QUE EU VOU

Não é difícil adivinhar pra onde vai o Ronaldinho Gaucho. É simples, basta analisar alguns aspectos bastantes evidentes nesta transação.

E o principal deles está na resposta da pergunta: Alguém acredita que ele, Ronaldinho está voltando para o Brasil, prá jogar futebol?

Entenda aqui o jogar, como sendo aquilo que ele fez no Barcelona quando foi eleito o melhor do mundo. É claro que não, pois, nem motivação e muito menos condicões físicas pra isso ele tem mais.

O que vai acontecer, serão alguns lampejos, com momentos de espetáculo daquele seu característico malabarismo. Coisa que o torcedor gosta de ver, mas, que competitivamente, para o time nada vai acrescentar. E esse aspecto já elimina a possibilidade de sua ida para o Grêmio. Logo: Porto Alegre, tchau, tchau.

Restam então, Rio ou São Paulo. Já pensou: Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil. E bota encanto nisso. Sou Flamengo tenho uma nêga chamada Tereza. E é exatamente a Tereza que pode quebrar esse encanto. Pensando bem, eu aqui sozinho pra agradar essa Nação? Não vai ser fácil, apesar do pagode.

Então meus camaradas, não me resta outra alternativa, o negócio vai ser mesmo atravessar a São João na contra mão. Pra não perder o metrô do Tatuapé, pois, lá o Gordo me espera. É prá lá que eu vou.

E isso ai malandragem, vou deixar o chimarrão lá nos pampas, a nêga Tereza lá no Rio, e vou pra São Paulo, cair nos braços daquele bando de loucos. Salve o Corinthians, eternamente dentro do meu coração. Mas, é o Palmeiras? Bah tchê? Se de verde gostasse eu iria para o Libermorro de Manaus.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ?

É hora de decisão, não há mais tempo pra ficar EM CIMA DO MURO. O momento do Futebol do Amazonas é verdadeiramente de saber QUEM É QUE TEM GARRAFA VAZIA PRA VENDER? É preciso que haja uma definição. Desça do muro! De que lado você está?

Você é Torcedor? Cronista? Jornalista? Desportista? Governo? Oposição? Patrocinador? Palpiteiro? Corneteiro? Puxa saco de plantão? Amazonense? Manauara? É contra? É a favor? Escolha um lado e desça do Muro. Tome a sua decisão e a defenda. Você tem o direito de escolha. É simples, escolha o seu lado, assuma o seu papel e responda por ele.

É PROIBIDO FICAR EM CIMA DO MURO. Você é amigo ou Inimigo do Futebol Amazonense? Você quer ajudar o nosso futebol sair do fundo do pré-sal? Ou quer como a maioria dos clubes fez aliando-se, AO PASSADO, AO ANTIGO, AO RETROGRADO, À MESMICE, e continuar jogando uma pá de cal em cima do moribundo? A escolha é sua.

Decida meu irmão! Se a sua opção é a segunda, azar o seu, pois nessa teta só cabe uma boca. Na mamada você será SEMPRE, um simples coadjuvante. Agora se a sua decisão é de verdade ajudar a soerguer esse paupérrimo futebol desça para o lado de cá. Se solte deste RABO PRESO. Se junte à maioria.

Empunhe a sua bandeira, azul, branca, preta, amarela, vermelha, verde, grená, tricolor. A cor é a que menos interessa, o mais importante neste momento é que você seja mais um INDIGNADO com toda essa banda podre do nosso futebol.

Venha ajudar a dar um grito de independência. Grite bem alto: CHEGA DE SACANAGEM, QUEREMOS NO AMAZONAS UM FUTEBOL DE VERDADE. Abaixo a incompetência, o amadorismo, os desmandos, o parasitismo, a enganação, o faz de conta. SEJA UM AMIGO DO NOSSO FUTEBOL. VENHA PRÁ CÁ.

domingo, 2 de janeiro de 2011

CRUZEIRO 90 ANOS - PÁGINAS HERÓICAS E IMORTAIS


"E eu vivo cheio de vaidade,
Pois na realidade é um grande campeão.
Nos gramados de Minas Gerais,
Temos páginas heróicas e imortais,
Cruzeiro, Cruzeiro querido,
tão combatido, jamais vencido".

A era Mineirão iniciada em 1965, deu não só ao Cruzeiro, mas, também ao futebol mineiro um lugar de destaque no cenário esportivo nacional. A partir de então as páginas heróicas e imortais do Cruzeiro Esporte Clube passaram a ser escritas e conhecidas, além das fronteiras de Minas Gerais.

Em 1966 numa final histórica da Taça Brasil, o primeiro grande capitulo dessa trajetória vitoriosa, foi escrito de forma espetacular, com duas vitórias incontestáveis, sobre o grande Santos de Pelé e Cia. 6 a 2, no Mineirão e 3 a 2 no Pacaembu. Raul, Pedro Paulo, William, Procópio e Neco, Piazza e Dirceu Lopes, Natal, Evaldo, Tostão e Wilton Oliveira, até então meros desconhecidos mostraram para o Brasil e o Mundo, um verdadeiro tempero mineiro com a bola nos pés.

Internamente a história estrelada se repete. Em 45 anos do Mineirão, o Cruzeiro é o maior vencedor. Venceu 23 dos 46 campeonatos mineiros. Sendo que, de 1965 a 1969 conquistou de forma brilhante o tetra campeonato mineiro. Dai porque, o Mineirão é considerado, como a verdadeira Toca da Raposa.

Uma das páginas heróicas e imortais foi aquela escrita em 1976, na campanha vitoriosa da Copa Libertadores das Américas. Derrotado em 1975 na final do brasileiro pelo Internacional de Figueroa. O Time estrelado de Zezé Moreira chega a final diante dos eternos rivais argentinos.

A conquista da América, veio após a grande batalha contra o River Plate de Fillol, Passarela, Luque e Cia. Venceu no Mineirão 4 a 1, perdeu no Monumental de Nuñes 2 a 1 e venceu a "negra" 3 a 2 no Estádio Nacional de Santiago do Chile, num gol moleque de Joãozinho. Raul, Nelinho, Moraes, Darcy e Wanderley, Zé Carlos e Eduardo, Roberto Batata (Ronaldo), Palhinha, Jairzinho e Joãozinho escreveram está pagina.

Outra página inesquecível do Cruzeiro foi a campanha do primeiro titulo brasileiro em 2003. Coincidência ou não o primeiro campeonato brasileiro de pontos corridos. Uma campanha impecável. 100 pontos conquistados em 46 jogos, 31 vitorias 7 empates, 8 derrotas, 102 gols marcados, com um aproveitamento de 72,5%.

Uma página marcante escrita por: Gomes, Maurinho, Edu Dracena, Cris e Leandro, Maldonado, Augusto Recife, Wendell e Alex, Aristizábal e Márcio Nobre. Comandados por Wanderley Luxemburgo e a batuta de Alex. Sem contar que neste ano o Cruzeiro conquistou a tão sonhada tríplice coroa. Campeonato Mineiro (Invicto), Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

Essas são páginas heróicas e com certeza Imortais, que serão lembradas e comemoradas por todos os cruzeirenses, neste dia em que completamos 90 anos de glórias. Pois, as páginas recentes na verdade deverão ser esquecidas. Há sete anos não ganhamos um título importante. Sofremos ultimamente de "perreliti aguda", a doença dos Perrelas. Esperamos que em 2011, os titulos do brasileirão e/ou da libertadores, nos cure desse mal. Zêêêêiiiroooo! Zêêêêiiiiroooo!...PARABÉNS!